sexta-feira, 20 de maio de 2016

FICC mobiliza mais de 500 pessoas para eventos culturais da Tocha Olímpica


A Prefeitura de Itabuna está entrando na reta final dos preparativos para o Revezamento da Tocha Olímpica, que vai acontecer amanhã pelas principais avenidas da cidade, a partir das 15 horas.  Além da preparação das avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, no São Caetano; Aziz Maron e Mário Padre, entre os bairros Jardim Vitória e Conceição; Jardim do Ó, avenidas Fernando Cordier e Firmino Alves, no centro, nos trechos por onde passará o comboio da Tocha Olímpica, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), por exemplo, mobiliza mais de 500 pessoas para os eventos culturais.

No início do trajeto, na Avenida Manoel Chaves, em frente à Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, se apresenta a fanfarra do Colégio Estadual de Itabuna, com cerca de 50 participantes. No Jardim do Ó, o show ficará a cargo dos grupos Encantarte e de dança de Tâmela França, com cerca de 80 pessoas. Na Praça Camacan, o comboio da Tocha Olímpica será recebido pelo grupo de Capoeira do Mestre China, acompanhado pelas crianças da Legião da Boa Vontade (LBV), com cerca de 40 pessoas, e por 25 estudantes que fazem aulas de violino na Casa das Artes Unidade Sarinha/CSU.
Na Praça Adami, se apresentará a fanfarra do CAIC, com cerca de 60 estudantes, enquanto na Praça Olynto Leone, um balé, com cerca de 30 participantes, fará um número especialmente articulado para a passagem da tocha. O ápice das apresentações acontecerá ao final do revezamento com uma parada estratégica na Praça Rio Cachoeira. Ali, as apresentações terão dança e baianas estilizadas de Pai Gildo, com cerca de 80 pessoas, e a Banda Municipal Falcões, com 70 integrantes. Nos bastidores de todas essas apresentações, atua uma equipe de mais de 40 servidores da FICC, além dos colaboradores das secretarias municipais de Esportes, de Assistência Social e de Saúde.

“A programação cultural foi elaborada de forma integrada, com apoio de todos os órgãos municipais, para que façamos da passagem da Tocha Olímpica um marco histórico para a nossa cidade. Estamos muito empolgados e com o deseja de fazer com que Itabuna seja a cidade com uma das recepções mais bonitas no itinerário do comboio olímpico”, afirma Dinamar Guimarães, coordenadora do Comitê Local para o Revezamento da Tocha Olímpica.
Neste sábado, o estacionamento estará suspenso nos dois lados da Avenida do Cinquentenário, nas primeiras horas da manhã e, a partir do meio-dia, nas avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, no São Caetano; Aziz Maron e Mário Padre, entre os bairros Jardim Vitória e Conceição; Jardim do Ó, avenidas Fernando Cordier e Firmino Alves, no centro. A Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran) orienta as pessoas a utilizar o transporte público no seu deslocamento para que a cidade diminua o impacto do trânsito de veículos. A ideia é fazer a campanha Itabuna Sem Carro.

A organização do Comitê Gestor Local é capitaneada pela Secretaria de Esportes, com o apoio do Gabinete do Prefeito, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) e das secretarias municipais de Governo, de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), de Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) e de Administração, Guarda Civil Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192). Ainda da Polícia Civil, Polícia Militar e do Grupamento de Bombeiros Militares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário