sexta-feira, 13 de maio de 2016

Governo cria Complexos Integrados de Educação no Sul e Extremo Sul do Estado

thumbnail_colégios universitários
O Governo do Estado cria três Complexos Integrados de Educação (CIE) nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju, em cooperação com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Os complexos ofertam educação básica e ensino superior no mesmo espaço, beneficiando diretamente, três mil estudantes. O Decreto 16.718, publicado nesta quinta-feira (12/05), é resultado do programa Educar para Transformar em parceria com instituições de ensino superior.

 “Os complexos abrigam, no turno diurno, ações de Educação em Tempo Integral e, no turno noturno, ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Ensino Médio Regular voltado a jovens e trabalhadores. A gestão dos Complexos é compartilhada. A UFSB é responsável pela gestão pedagógica dos três complexos e pela assessoria da gestão administrativa, que é de competência da Secretaria da Educação”, explica o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

Os Complexos Integrados de Educação abrigam também o ensino superior, com foco na formação de professores, por meio das Licenciaturas Interdisciplinares ofertadas pelos Colégios Universitários (Cunis), da UFSB. Com esta ação, estudantes do ensino médio de escolas públicas da região têm 85% das vagas direcionadas para os cursos de graduação nos Colégios Universitários localizados em escolas da rede estadual.


O Reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho ressalta a importância desses complexos para o desenvolvimento das regiões em que são instalados. “Os alunos, sem sair de onde moram, podem entrar na universidade cumprindo atividades do primeiro ciclo em licenciaturas interdisciplinares, cujo campo de prática é a escola de ensino médio. É uma fórmula que permite a formação do professor no local em que ele reside e isso aumenta a probabilidade dele se tornar um docente da região”, afirma.

Os colégios estaduais Dona Amélia Amado (Itabuna), Pedro Álvares Cabral (Porto Seguro) e os colégios Inácio Tósta Filho e Polivalente (Itamaraju), estão sendo oficialmente transformados em Complexos Integrados de Educação, por meio de Portaria, que deverá ser publicada no Diário Oficial do Estado de sábado (14/05).

Nenhum comentário:

Postar um comentário