terça-feira, 17 de maio de 2016

Mais de 2.500 moradias populares serão entregues em junho em Itabuna

Mais 2.548 moradias serão entregues em Itabuna no 2º semestre - Foto WIlson Oliveira 1
As famílias cadastradas no Programa Minha Casa, Minha Vida, em Itabuna, serão contempladas nos próximos meses com a inauguração de 2.548 moradias populares com a conclusão das obras de construção dos conjuntos habitacionais Itabuna Parque, no bairro São Roque, e Gabriela e Jubiabá, em Nova Ferradas. Os três empreendimentos serão entregues pela Prefeitura de Itabuna e Caixa Econômica Federal no segundo semestre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Tecnologia, as obras do Itabuna Parque estão em fase final de conclusão, faltando a pintura de cinco prédios, implantação de rede de drenagem em uma das oito ruas, construção do parque infantil e quiosque e lavamento de 100 metros de muro. O conjunto habitacional conta com 112 imóveis no padrão village, 48 unidades adaptadas para portadores de deficiência e demais prédios de quatro andares.

Os moradores dos imóveis contarão com estacionamento, ruas largas e pavimentadas, esgoto tratado e área de lazer. Os engenheiros da construtora Casa Própria Rafael Santos da Silva e Victor Andrade de Matos adiantam que nessas unidades no padrão village ainda estão faltando a instalação de lavanderias na área externa e colocação de pedra mármore nas escadas de acesso ao primeiro andar das unidades habitacionais.

Já com relação aos prédios de quatro andares e com 32 apartamentos cada, mais de 90% da obra estão adiantados. Nos próximos dias será concluída a pintura dos 336 apartamentos, que vão contar com banheiro, sala, dois quartos, sala, cozinha e área de serviço. Na área de lazer, a quadra poliesportiva está concluída. Na infraestrutura as redes de água e esgoto foram concluídas e a pavimentação a paralelepípedo das ruas está sendo finalizada.

MAIS INVESTIMENTOS
O investimento no Conjunto Itabuna Parque é de R$ 26,225 milhões do Programa Minha Casa, Minha Vida, executado em parceria do município com o governo federal. Nos próximos dias serão concluídas também as obras dos conjuntos habitacionais Jubiabá e Gabriela. Os imóveis estão passando por pequenos retoques.


Quando forem entregues, os governos federal e municipal concluem a execução da primeira fase do maior programa habitacional da história de Itabuna. No atual governo já foram entregues 1.892 moradias populares nos conjuntos habitacionais São José, em Ferradas, e Jardim América I e II, no bairro Nova Califórnia. Além disso, está prevista a construção de 740 unidades com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, destaca que nos últimos 3 anos e 5 meses o município conseguiu o maior volume de recursos para programa habitacional da história. “Garantimos de moradias dignas a milhares de pessoas que moravam em condições inadequadas. As unidades já são entregues com piso, vaso sanitário acoplado, pias e até reservatórios de água”, afirma Vane, que trabalha na aquisição de mais recursos federais para obras de habitação popular em benefício da população.

O prefeito Vane fez referência ao Plano de Habitação de Interesse Social (PHIS), já aprovado no Conselho de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Condus) e entregue à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado e ao Ministério das Cidades. O estudo mapeia todas as áreas de risco e aponta o déficit habitacional do município para que sseja corrigido no curto, médio e longo prazo.

“Mesmo com o empenho da atual gestão municipal, que até agora já entregou 2.750 residências nos conjuntos habitacionais Jardim América I e II e São José, e a previsão de entregar mais 2.800 residências até o final ano, atualmente Itabuna ainda possui um dé ficit habitacional de se mil moradias”, disse ao prefeito de Itabuna o secretário de Planejamento e Tecnologia, Marcelo Andrade, ao entregar o PHIS no final de abril passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário