quarta-feira, 11 de maio de 2016

Passagem da tocha olímpica pode movimentar comércio de Itabuna

Panorâmica Avenida Princesa Isabel Itabuna - Foto Pedro Augusto 02
Com uma programação especial montada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), para a passagem da Tocha Olímpica, no próximo dia 21, há expectativa dos comerciantes do centro da cidade em alavancar as vendas, principalmente pelo interesse da população em relação ao evento. A Avenida do Cinquentenário será uma das rotas por onde passará o comboio e os condutores da tocha.

Naquele sábado especial de maio, o expediente comercial da cidade será das 8 às 18 horas, permitindo aos consumidores adquirir produtos e serviços, já que a principal artéria comercial da cidade se tornará um shopping a céu aberto. Com a intenção de facilitar a passagem da Tocha Olímpica e a circulação das pessoas o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou o Decreto nº 11.636 que proíbe o estacionamento de veículos ao longo da Avenida do Cinquentenário a partir das 6 horas da manhã do dia 21.

Também não será permitido o estacionamento a partir das 12 horas nas avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, no São Caetano; Aziz Maron e Mário Padre, entre o Jardim Vitória e o Conceição; Jardim do Ó, avenidas Fernando Cordier e Firmino Alves, no centro, nos trechos por onde passará a Tocha Olímpica. Pelo acordo firmado entre o Comitê de Organização Local, a Prefeitura e a Câmara de Dirigentes Lojistas, além de organizar o trânsito e atender as exigências do Comitê de Organização Nacional, haverá extensa programação cultural, a partir das 15 horas, em pontos estratégicos da cidade definidos pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.
Av Cinquentenário 2014 - Foto Pedro Augusto

"Teremos apresentação de grupos de capoeira e percussão, com o Grupo Encantarte; violinos com um grupo de alunos da Casa das Artes; e de ballet, com alunos do Programa Viv-A-rte. Além disso, haverá apresentação da Fanfarra Municipal Os Falcões e das bandas do Colégio CAIC e marcial do Colégio Estadual de Itabuna", explica a professora Nilmecy Gonçalves, presidente da FICC. "A ideia é agitar a cidade culturalmente para o sucesso da passagem da Tocha Olímpica", complementa. As apresentações estão programadas para a Rotatória Tancredo Neves de acesso à Ponte do São Caetano; Jardim do Ó; praças Otávio Mangabeira (Camacan) e Olynto Batista Leoni.

Para o dia 21, Comitê Local lança ainda a campanha Itabuna Sem Carro, para que a comunidade passe a utilizar o transporte público no seu deslocamento, diminuindo o fluxo de veículos nas áreas centrais da cidade e melhorando fluxo no trânsito. "O apoio da comunidade é essencial, pois, com o fechamento das principais avenidas à circulação e estacionamento de veículos vamos ter mais espaços públicos para a circulação das pessoas. A passagem da Tocha Olímpica se reveste de uma oportunidade única para que a população se integre aos preparativos das Olímpiadas Rio 2016 que acontece em agosto", afirma a coordenadora do Comitê local Dinamar Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário