quarta-feira, 18 de maio de 2016

Prefeitura de Itabuna desmente boatos relativos à passagem Tocha Olímpica

A Prefeitura de Itabuna tem redobrados os esforços para garantir a logística para que a população e principalmente os atletas vivam um momento histórico com a passagem da Tocha Olímpica na tarde deste sábado, dia 21. Contudo, o município tem sido vítima de uma boataria com fins políticos que visam destruir todo um trabalho de equipe construído ao longo dos últimos meses, principalmente diante da falta de recursos financeiros por conta da crise econômica e política do país. 

Não é verdade que tenham sido investidos R$ 180 mil para garantir o evento, basicamente porque toda a divulgação, incluindo brindes, é arcada pelos patrocinadores oficiais Coca-Cola e Nissan e o Comitê Olímpico Nacional. A coordenadora do Comitê Local Dinamar Guimarães após mais um encontro com as instituições parceiras no Gabinete do Prefeito, desmentiu os boatos replicados sem nenhuma checagem por blogs e parte da mídia. “Se não for desinformação proposital é a mais pura má fé, já que em nenhum momento o Comitê foi acionado”, justificou.

Desde a assinatura do contrato com o Comitê Olímpico nenhum valor tem sido cobrado dos municípios no roteiro da Tocha Olímpica no país. “Aos comitês municipais cabe apenas coordenar, promover atividades culturais e esportivas de apoio e credenciar a imprensa, além de fornecer lanches para os agentes de segurança envolvidos. Por isso, os custos operacionais e logísticos são bastante reduzidos”, reforça, acrescentando que a preparação da cidade, a exemplo de tapa-buracos, troca de lâmpadas capina, poda, roçagem e limpeza de sarjetas e pintura de meio-fio são algo de rotina.


A cidade terá programação especial montada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Esporte e Recreação e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), para a passagem da Tocha Olímpica. Com a intenção de facilitar a passagem da Tocha Olímpica e a circulação das pessoas o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, assinou o Decreto proibindo o estacionamento de veículos ao longo da Avenida do Cinquentenário, a partir das 6 horas da manhã do dia 21, e nas avenidas Manoel Chaves e Princesa Isabel, no São Caetano; Aziz Maron e Mário Padre, entre o Jardim Vitória e o Conceição; Jardim do Ó, avenidas Fernando Cordier e Firmino Alves, no centro, do meio-dia às 20 horas.

Além de organizar o trânsito e atender as exigências do Comitê de Organização Nacional, haverá extensa programação cultural, a partir das 15 horas, em pontos estratégicos da cidade definidos pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.  “Haverá apresentação de grupos de capoeira e percussão, com o Grupo Encantarte; violinos com um grupo de alunos da Casa das Artes; e de ballet, com alunos do Programa Viv-A-rte. A Fanfarra Municipal Os Falcões e as bandas do Colégio CAIC e marcial do Colégio Estadual de Itabuna também se apresentarão para o público”, explica a professora Nilmecy Gonçalves, presidente da FICC. As apresentações estão programadas para a Rotatória Tancredo Neves de acesso à Ponte do São Caetano; Jardim do Ó; praças Otávio Mangabeira (Camacan) e Olynto Batista Leoni.

Para o dia 21, Comitê Local lança ainda a campanha Itabuna Sem Carro, para que a comunidade passe a utilizar o transporte público no seu deslocamento, diminuindo o fluxo de veículos nas áreas centrais da cidade e melhorando fluxo no trânsito. “O apoio da comunidade é essencial, pois, com o fechamento das principais avenidas à circulação e estacionamento de veículos vamos ter mais espaços públicos para a circulação das pessoas. A passagem da Tocha Olímpica se reveste de uma oportunidade única para que a população se integre aos preparativos das Olimpíadas Rio 2016 que acontece em agosto”, afirma a coordenadora do Comitê local Dinamar Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário