terça-feira, 17 de maio de 2016

Prefeitura de Itabuna entrega Escola João Alves Araújo reformada


Nesta quinta-feira, dia 19, a partir das 9 horas, a Prefeitura de Itabuna estará entregando à comunidade do bairro Nova Califórnia a Escola Municipal João Alves Araújo, que foi totalmente reformada e ampliada.  As obras foram concluídas na semana passada e incluiu a requalificação das instalações físicas, elétricas e hidráulicas, construção de novas salas, muro de contenção e conjuntos sanitários, pintura, reforma do telhado, implantação de projeto paisagístico e área de convivência, além de adaptações para a acessibilidade de portadores de deficientes e/ou com mobilidade reduzida.  
Com a ampliação, a Escola João Alves Araújo terá a capacidade de atender 250 alunos dos segmentos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluindo os alunos que estão sendo transferidos da Escola Santo Antônio do Carmo. Fundada há 28 anos, a unidade escolar nunca havia passado por uma intervenção como a que foi agora concluída pela Prefeitura.

A inciativa faz parte do Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional, implementado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEC), com recursos próprios. Até agora o programa já beneficiou diretamente 37 outras escolas, com reforma e ampliação das instalações, inclusive com adaptação às exigências do Ministério da Educação.

De acordo com a secretária da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, com a conclusão das obras de reforma da Escola João Alves Araújo, a SEC atinge um percentual significativo em relação ao Programa de Melhoria da Infraestrutura Educacional, que vem sendo desenvolvido desde 2013. Ela ressalta que, além da escassez de recursos financeiros, as unidades enfrentavam problemas por falta de conservação das estruturas existentes e a elevada quantidade de imóveis alugados, o limitava maior alcance das intervenções.
“De um universo de 100 escolas municipais, 60 funcionam em prédios próprios. Deste total, já estamos alcançando 40% da proposta de reforma e ampliação de unidades escolares. Isso só foi possível por conta da metodologia que adotamos de efetuar a aquisição do material de construção e de executar as obras com uma equipe própria de conservação de infraestrutura da SEC, representando uma economia expressiva em relação à terceirização dos serviços”, elucida Dinalva Melo.

O Programa de Melhoria e Requalificação da Infraestrutura Educacional executado pela Secretaria Municipal da Educação, já consumiu recursos próprios da ordem de mais de R$ 4 milhões desde 2013 e envolve, além de reforma total e ampliação, intervenções como pintura geral e pequenos reparos em mais de 35 outras unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. Com a finalização das obras na Escola João Alves Araújo, a equipe de Obras da SEC iniciou a conclusão das obras na Escola Margarida Pereira (antiga Dom Ceslau Stanula), no bairro Maria Pinheiro, que atualmente está na fase de pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário