quinta-feira, 26 de maio de 2016

Roberto José participa de conferência mundial de saude em curitiba


O pré-candidato a prefeito de Itabuna Roberto José (PR) deu uma pausa na sua agenda local de compromissos políticos para participar nesta terça-feira (24), em Curitiba / PR, da Conferência Mundial de Promoção da Saúde, promovida pela União Internacional de Promoção de Saúde e Educação em Saúde (Iupes), órgão que mantém estreita relação com a Organização das Nações Unidas.

Mais do que buscar uma compreensão maior sobre gestão pública na área de Saúde, Roberto José foi à capital paranaense para também cumprir uma agenda social. Acompanhado pela atual presidente da FICC, professora Nilmecy Santos Gonçalves, e a coordenadora do programa Viv-à-rte, Dayse Santos, RJ participou da apresentação feita pela FICC sobre o programa Viv-à-rte, reconhecido como um poderoso mecanismo de defesa da saúde de crianças e jovens. O programa passou a ser administrado pela FICC quando Roberto José ainda era o presidente daquela casa e, ainda sob a sua gestão, o Viv-à-rte foi escolhido para ser apresentado na conferência internacional.

Segundo Roberto José, as ações da FICC visam a redução de riscos e vulnerabilidade, cujo rebatimento dar-se-á a médio e longo prazo na redução das mortes por arma de fogo e consequentemente na promoção a saúde. “É preciso que o gestor tenha uma visão sistêmica sobre a saúde, pois não é apenas tratar doença, mas acima de tudo combate-la através do saneamento básico, oferta regular de água tratada, pois nesse último caso o mosquito “aedes aegypti” (transmissor de três tipos de doenças: dengue, chikungunya e zica) tem uma relação direta com a oferta irregular e precária de água tratada a população itabunense, além da promoção de vida saudável através das ações culturais e esportivas”.

Na conferência, RJ aproveitou ainda para assistir várias palestras de autoridades internacionais sobre a promoção a saúde, sobre o Sistema Único de Saúde brasileiro, e também sobre questões urbanas e sua relação com a saúde ou doenças. Roberto José assistiu ainda a apresentação de outras experiências exitosas em municípios brasileiros. A viagem foi considerada muito proveitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário