segunda-feira, 16 de maio de 2016

Secretaria de Saúde investe na melhoria das Unidades de Saúde em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) trabalha firmemente para que as Unidades Básicas de Saúde funcionem plenamente. E para isso não tem poupado esforços e nem investimentos, apesar das limitações financeiras em consequência da crise econômica, para que possam prestar um serviço de qualidade na medicina preventiva e curativa, mais humanizado e amplo aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).  

E uma das primeiras a receber atenção especial, foi a Unidade Básica de Saúde Roberto Santos, no bairro Santo Antônio. Fechada há mais de seis meses, a unidade passou por reforma que incluiu ampliação de salas de atendimento e consultórios médicos, construção de banheiros e pintura nas paredes interna e externa. Também ganhou novos  equipamentos que permitiram, inclusive, a reativação de serviços médicos especializados. Um exemplo é o atendimento odontológico, que estava suspenso há mais de dois anos e era um dos principais motivos de queixa dos moradores do bairro. 
“É satisfatório e muito cômodo para nós ter um serviço de saúde perto de nossa casa que funcione bem. Atualmente temos até dentista para prestar atendimento ontológico a nós e nossos filhos no posto de saúde do bairro”, comemorou o porteiro Afonso Pereira dos Santos, que ainda aproveitou a ida à unidade de saúde para aferir a pressão arterial.    

E, se depender de serviço médico especializado, o paciente não tem do que se queixar ao buscar o atendimento. A UBS Roberto Santos funciona de segunda a sexta-feira, nos dois turnos e oferece serviços nas áreas de clínica geral, pediatria, ginecologia, odontologia (adulto e infantil) e nutrição. 

SAÚDE COMPLETA

Além disso, a unidade mantém importantes programas como o Hiperdia para atendimento aos portadores de hipertensão e diabetes, Saúde da Mulher, da Criança e do Idoso. Um dos enfermeiros, Carlos Eduardo Damasceno, responsável pelo acompanhamento de pacientes cadastrados, explicou que o Saúde da Mulher, por exemplo, é um programa completo, direcionado inclusive a gestante, indo desde o pré-natal ao pós-parto, com acompanhamento do recém-nascido, até à saúde preventiva como exames de câncer do colo do útero, por exemplo.
A UBS Roberto Santos conta com dois clínicos, dois odontólogos, um ginecologista, um pediatra, uma nutricionista, quatro enfermeiros e quatro técnicos em enfermagem.  O administrador, Daniel Carvalho, informou que a unidade atende em media, 350 pessoas por dia que vão em busca dos mais variados tipos de serviços médicos. 

SERVIÇO HUMANIZADO

“Temos uma equipe de profissionais preparada que não apenas entende como também coloca em prática o conceito de humanização do serviço na rede pública, o que faz a diferença em se tratando de atendimento na rede de atenção básica de saúde”, explica Daniel. 

Já o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, disse que a execução de obras nas unidades básicas de saúde (UBS) e de Saúde da Família (USF) garante não só o atendimento médico regular à população, como também possibilita a ampliação e execução de programas de promoção da saúde, e, consequentemente, o acesso à atenção básica, considerada a porta de entrada para quase todos os serviços oferecidos pela rede pública de saúde. 

“A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é manter uma política de saúde pública funcional que assegure à comunidade e aos profissionais de saúde, além do conforto, a partir de instalações físicas adequadas e dignas, um programa de promoção da saúde mais eficiente, além de profissionais qualificados para atendimento com excelência na rede pública de saúde”, reforçou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário