terça-feira, 21 de junho de 2016

Horários de ônibus são atualizados para atender melhor aos usuários

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran), vem adotando uma série de medidas para assegurar aos usuários um transporte público de qualidade, com renovação da frota de veículos, criação de novas linhas e atualização diária de horários, sem reajuste da tarifa. Além disso, o município promoveu estudos visando melhorar à distribuição dos veículos para reduzir os intervalos entre os ônibus nos itinerários, principalmente entre aqueles que circulam para os bairros mais distantes do centro da cidade.

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Adiel Silva Brito, as medidas implantadas pelo governo, com a criação de novas linhas, possibilitaram que milhares de pessoas passassem a contar com transporte público mais perto de suas residências, possibilitando o deslocamento diário mais rápido. Entre os beneficiados com as medidas estão os moradores do Loteamento Guedes Pinho, na região do bairro Vila Anália; da Rua Clovis Santos, no bairro Santo Antônio; e do bairro Daniel Gomes.

Adiel Brito avalia ainda que haverá uma melhora significativa do serviço de transporte público com a conclusão do processo de licitação programado para o próximo dia 30, às 9 horas. Entre as vantagens da concorrência pública estão a construção de dois terminais de transbordo, o que permitirá ao usuário trocar de linha, sem necessitar pagar nova tarifa, e a implantação de GPS nos ônibus. O equipamento possibilitará o acompanhamento do itinerário em tempo real e facilitará ainda mais a fiscalização da operação pela Settran.

AUMENTO DA FROTA

O diretor de Transporte Settran, Edmilson Santos Silva, destaca que, por determinação do prefeito Claudevane Leite, foram criadas novas linhas para atender aos moradores de conjuntos habitacionais como Pedro Fontes I e II, no São Roque; Jardim América I e II, no Nova Califórnia; e São José, em Ferradas. O atual número diário de veículos em circulação no município passou de 88 para 92, incluindo os ônibus que atendem aos moradores da Fazenda Campos, Ribeirão Seco e os distritos de Itamaracá e Mutuns.

Edmilson afirma também que constantemente são feitos ajustes na tabela dos horários para atender às necessidades dos usuários, principalmente nas linhas de um bairro para outro. "Assim que recebemos reclamações, discutimos com as associações de moradores dos bairros e promovemos as adequações necessárias", conta o diretor de Transporte, acrescentando que nesta terça-feira, 21, por exemplo, foram feitos ajustes nos horários para o bairro Manoel Leão.

Segundo a Settran, um maior número de veículos circula em horários de deslocamento de estudantes, trabalhadores e profissionais liberais, dentre outros usuários do transporte coletivo. Os horários de maior fluxo são das 6h30min às 8 horas da manhã; das 11h30min às 14 horas; e das 17h30min e 19h30min. O maior deslocamento diário de usuários em todo o sistema é em direção ao centro da cidade e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário