sexta-feira, 10 de junho de 2016

Itaju do Colônia: Prefeitura entrega Tablets que vão dinamizar o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde


Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Itaju do Colônia, passam a contar com um novo aliado tecnológico no desempenho das atividades. Nesta quinta-feira (09), no plenário da câmara de vereadores a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a entrega de tablets, que contam com um sistema para o registro de dados no e-SUS Atenção Básica, do Ministério da Saúde.

A ferramenta promete dinamizar o trabalho de campo e agilizar o envio de dados sobre a saúde da população. Manual, o procedimento atualmente conta com o preenchimento de fichas durante as visitas domiciliares e a posterior digitalização das informações na sede da Secretaria de Saúde.

Itaju do Colônia é a segunda cidade do sul da Bahia a contar com esse sistema. Na próxima semana, os servidores participarão de uma capacitação sobre o uso do tablet e do software, que devem estar em uso no início de julho. 
Através da ferramenta, a gestão municipal poderá identificar o número de gestantes, idosos, acamados e pacientes de doenças crônicas na localidade, para então propor ações preventivas e de controle junto à população.

O Secretário Municipal de Saúde Joziel Campos, ressaltou a importância da informatização dos serviços. “Os nossos profissionais já estão todos capacitados e estes dispositivos móveis com programas instalados, que permitem rastreamento geo-referenciado, só vem agregar valores nas realizações dos serviços de campo, possibilitando colher e armazenar as informações, evitando o retrabalho de digitalização e acelerando as informações para o Ministério da Saúde”.

Ainda segundo o secretário, mesmo realizando o trabalho de forma manual, “nós já somos referência quando se trata de prestação de contas com os órgãos fiscalizadores do Ministério da Saúde, agora com essa nova ferramenta vamos  acelerar os processos, aumentando nossa credibilidade”, garantiu Joziel.
Para o prefeito Edinaldo Martins, é uma missão de grande importância promover esses serviços sem diferenciação. O nosso grande desafio é ofertar todos os serviços de saúde com qualidade e igualdade para todos, tudo isso é fruto de um planejamento bem elaborado, que apesar das perdas com arrecadação e a crise financeira que afeta todos os municípios, Itaju do Colônia  vem executando tudo que foi planejado sem atrasar no calendário de pagamento.

“Não basta só pagar os salários em dia, temos que chegar mais além, mostrando que estamos trabalhando em todas as áreas para beneficiar a todos”, ressaltou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário