quarta-feira, 8 de junho de 2016

Moradores reclamam de captação de água em rio da BA afetado por seca


Moradores do distrito de Banco do Pedro, no município de Ilhéus, região sul da Bahia, estão preocupados com a situação do Rio Almada, que está secando por causa da estiagem que atinge a região. Além disso, a água do rio também é utilizada de forma improvisada para abastecer o município vizinho de Uruçuca, o que, segundo os moradores, agrava ainda mais a situação.

"Tem uma bomba que está mandando água para Uruçuca e estamos muito preocupados, porque a comunidade é carente, e a água é vida", destacou a  cabeleireira Edineide Santos, que faz parte da associação de moradores do distrito.

Conforme os habitantes da localidade, a bomba fica ligada 24 horas por dia e, por causa da seca do rio, vários peixes estãio morrendo na região. "Será que está certo eles pegarem água aqui da comunidade de Banco do Pedro para levar para Uruçuca e deixar a gente sem? Nunc via uma situação dessa", reclama a dona de casa Raimunda Ribeiro.

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que, devido à estiagem que atinge vários municípios da regiçao sul da Bahia, precisa buscar manaciais alternativos para garantir a continuidade do abastecimento da população.

A empresa disse, ainda, que a captação de água no Rio Almada é a única alternativa viável para abastecer a cidade de Uruçuca e que essa é uma ação temporária, enquanto durarem os efeitos da estiagemn na região. Sobre a morte dos peixes, a Embasa não disse se há uma causa definida.

Também em Ilhéus, a represa Iguape, cuja água é utilizada pela Embasa para o abastecimento de parte da cidade, também está com o nível de água bastante baixo devido à estiagem. O rio está seco em vários pontos e, em alguns locais, é possível ver areia que antes era coberta pela água. Há previsão de chuva para a região na sexta-feira (10), mas o volume esperado não deve ser suficiente para resolver a situação dos rios e represasa que abastecem o município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário