terça-feira, 26 de julho de 2016

106º aniversário de Itabuna terá eventos culturais, esportivos e entrega de obras


Itabuna está em festa com a programação comemorativa dos 106º aniversário de emancipação política que transcorre em 28 de julho, Dia da Cidade. Nesta terça-feira, dia 26, às 14 horas, projeto FICC na Praça Octávio Mangabeira, enquanto às 19 horas, na Associação Atlética Brasil do Brasil (AABB), haverá sessão especial da Câmara Municipal de Vereadores para a outorga de Títulos de Cidadão Itabunense a 33 personalidades dos segmentos econômico, social, cultural e político e outros sete diplomas de Honra ao Mérito a cidadãos naturais, cuja contribuição com o desenvolvimento da cidade é relevante.

Às 19h30min haverá Culto em Ação de Graças pelo aniversário de Itabuna na Primeira Igreja Presbiteriana, situada na Avenida Ignácio Tosta Filho, próxima aos Correios, presidido pelo Pastor Humberto Ferreira Costa. A programação festiva foi aberta no dia 18 passado com a reabertura da unidade Centro do Restaurante Popular. No domingo, dia 24, foram realizadas a 18ª Corrida Rústica, com largada e chegada à Praça Rio Cachoeira, no  Góes Calmon, e a premiação dos campeões e vice do Projeto Bom de Bola, Melhor na Escola, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no bairro São Caetano.
Na segunda-feira, dia 25, às 8h30min, houve a solenidade de abertura do Projeto Caravana da Justiça Social, no auditório do Colégio Estadual de Itabuna, contando com o apoio da Prefeitura e a presença de autoridades estaduais e municipais. A Caravana integra a estratégia de articulação da secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com os agentes voltados aos interesses e necessidades de segmento sociais em vulnerabilidade social, a exemplo de crianças e adolescentes. Um total de 85 conselheiros tutelares de municípios do Território de Identidade do Litoral Sul participa do evento, que se encerra no dia 29.

No Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães, no Sarinha Alcântara, está sendo executada outra parte do projeto da Caravana que oferece aos moradores do bairro e demais áreas vizinhas com atendimento odontológico e demais serviços de saúde, gratuitamente. O atendimento dentário é realizado pelo Odontomóvel, um projeto itinerante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria a Secretaria de Justiça Social para levar assistência odontológica às comunidades com mais carência nessa especialidade. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).


            INAUGURAÇÕES


A programação do Dia da Cidade prossegue nesta quarta-feira, dia 27. Às 9h30min, com a presença de autoridades acontece a comemoração do 30º aniversário do 15º Batalhão de Polícia Militar, na Avenida Manoel Chaves, bairro Jardim Primavera. Às 11 horas haverá a inauguração do Posto de Polícia Comunitária na Rua Elias Leal, final do bairro Califórnia. Às 14 horas está programada a inauguração da Unidade de Saúde da Família Jorge Amado, no bairro Maria Mattos (Rua de Palha). Às 15h30min, a entrega pelo prefeito Claudevane Leite de 200 títulos de terrenos a famílias do bairro Jorge Amado.
No Dia da Cidade, às 9 horas, haverá Missa Solene em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano de Itabuna, Dom Ceslau Stanula, e concelebrada pelo monsenhor Moisés Souza.  Às 11 horas, Mutirão Social, com a presença do secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, José Geraldo dos Reis Santos, no Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães, no bairro Sarinha Alcântara. Às 14h30min, está programada a entrega da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Amélia Amado, 5, onde funcionou a Secretaria da Receita Federal.
Na sexta-feira, dia 29, às 8 horas, na Praça Octávio Mangabeira, centro, haverá a entrega de cicloreciclagem e coletores de material da Cooperativa Popular de Trabalhadores de Reciclagem (Coopotrec) em parceria com a Prefeitura de Itabuna. No sábado, dia 30, às 9 horas, está programada a final do Campeonato Itabunese de Base, no Estádio Luiz Viana Filho. No domingo, dia 31, às 8 horas, o 3º Desafio Cidade de Itabuna de Mountain Bike, na Praça Rio Cachoeira, no Góes Calmon, contando com a participação de 160 atletas inscritos, e ainda a final do Campeonato de Futebol Amador, também no Itabunão, às 9 horas.

No dia 2 de agosto, às 18 horas, a programação prevê a abertura da exposição em homenagem aos gestores da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). Toda a programação prossegue no dia 7 de agosto, às 8h30min, no Estádio Luiz Viana Filho, com a abertura do 1º Campeonato Amador Feminino de Itabuna promovido pela Liga Itabunense de Futebol (LIF), com a participação de oito equipes, sendo quatro de Itabuna e as demais de municípios convidados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário