terça-feira, 12 de julho de 2016

Chuvas: mais água no Rio Almada e nas torneiras dos moradores de Itajuípe

Uma boa notícia para a população de alguns municípios castigados com a seca. O nível do Rio Almada, no trecho que vai de Almadina a Coaraci, começou a subir, graças às chuvas que caíram na região no início desse mês.

Os moradores de Itajuípe, por exemplo, comemoram ao ver caindo água em suas torneiras, fato que não acontecia há mais de quatro meses. E a garantia é que essa boa nova perdure por mais uns 30 dias, pelo menos.

Vale lembrar que, antes do período da longa estiagem, o Almada respondia por mais de 70% da água consumida pelos itabunenses. Por outro lado, o cenário em Itabuna ainda é crítico, pois a água para o município era captada na região do Rio do Braço. Lá, como todos sabem, o rio secou e as chuvas de mês ainda são muito poucas mudar esta realidade.

A esperança, atualmente, está na ampliação do sistema em Castelo Novo. A Emasa, inclusive, anunciou hoje que testará essas obras na próxima semana.

O sistema de captação e adução deve entrar em funcionamento em até 15 dias. A expectativa é a de que a captação de água salte para 550 litros por segundos em Castelo Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário