sexta-feira, 29 de julho de 2016

Cuidado com as pessoas marca Mutirão da Justiça Social no CSU


Fazer um documento qualquer, receber atendimento odontológico completo e humanizado e ter acesso à orientação jurídica gratuita e de qualidade, são simples ações para alguns, mas representam muito para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por isso, foi com alegria e gratidão que a comunidade do Sarinha Alcântara e de áreas vizinhas recebeu os serviços do Mutirão da Justiça Social do Pacto pela Vida, do Governo do Estado.

Através da secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com o apoio da Prefeitura de Itabuna, o mutirão foi realizado no dia 28 de Julho, data do aniversário de 106 anos de Itabuna, no Centro Social Urbano Elzo Pinho de Magalhães (CSU).  Os serviços garantem dignidade e melhoria na autoestima das pessoas que aproveitaram o feriado para pedir Carteira de Identidade (1ª e 2ª vias), Carteira de Trabalho e Previdência Social (1ª e 2ª vias); gratuidade na emissão a 2ª via da Certidão de Nascimento, dentre outros serviços jurídicos.

Também tiveram atendimento do Odontomóvel, que prossegue até às 12 horas deste sábado, dia 30, realizando tratamento odontológico gratuito, quando mais de 600 atendimentos devem ser feitos, com cerca de oito procedimentos por pessoa.
Os itabunenses ainda receberam orientação e promoção da saúde e programas desenvolvidos na Rede de Atenção Básica, com 120 testes rápidos para Hepatite, realizados dos profissionais e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e serviços e informações para cadastramento em programas Bolsa Família, BPC, passe livre, etc. e atendimento pelas equipes do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).


INTERAÇÃO

A administração municipal avaliou como muito boa a receptividade da comunidade com o Mutirão da Justiça Social do Pacto pela Vida. Com apresentações culturais, música e dança os alunos da unidade da Casa das Artes, mantida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), no bairro Sarinha, saudaram o secretário estadual de Justiça, José Geraldo dos Reis Santos, e o prefeito de Itabuna, Claudevane Moreira Leite, secretários municipais e convidados.

De acordo com o secretário estadual, “é primordial agradecer a receptividade, colaboração e boa vontade da comunidade e do Município que uniram forças para ofertar os serviços da Caravana da Justiça Social”, afirmou. Para José Geraldo, os governos precisam de proatividade e, para isso, interagir com as comunidades é fundamental. “Interagir e levar a mensagem de expectativa positiva, de esperança e ofertar serviços ao mesmo tempo”, disse.  
O prefeito Vane reforçou o Mutirão com um presente para Itabuna, com famílias de bairros da zona sul tendo acesso a serviços essenciais, gratuitos e de qualidade. “Nesse momento em que o País vive tantas dificuldades, ver centenas de pessoas serem atendidas dignamente e ficarem felizes, nos deixa felizes também”, comentou.

Felicidade estampada no rosto de Helena Souza, moradora do Sarinha, que aproveitou o Mutirão para fazer documentos e obter atendimento odontológico. “Esse Mutirão foi ótimo, mesmo. Estava há tempos precisando de documentos novos e fazer isso pertinho de casa foi bom demais.  Todo o bairro está comentando, pois, o atendimento dos dentistas é maravilhoso”, destacou.

Com a mesma alegria estava a moradora do Vila Anália, Elenita Oliveira, que também fez documentos, foi atendida no Odontomóvel nesta sexta-feira e até aproveitou para levar o netinho para uma visita ao dentista. “Os profissionais são ótimos. Havia muito tempo que eu não ia ao dentista, que é um serviço muito caro, que com certeza eu não poderia pagar. Aqui é tudo bom e melhor ainda gratuito”, explicou.

Participaram da visita de autoridades ao Mutirão da Justiça Social do Pacto pela Vida, os secretários municipais de Saúde, Paulo Bicalho; de Assistência Social, Evandro Pereira Filho; de Governo, Cleide Sousa Oliveira; de Comunicação, Gilvan Rodrigues; de Planejamento e Tecnologia, Marcelo Andrade; a presidente da FICC, Nilmecy Santos; e o procurador-geral do Município, Mateus Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário