quarta-feira, 27 de julho de 2016

Palestra no Rotary Club abre campanha contra a Hepatite C em Itabuna

O Rotary Club de Itabuna e o Rotary Club Itabuna Sul deram a largada, na campanha para detecção precoce da Hepatite C, na noite de terça-feira, dia 26. 

As atividades serão desenvolvidas nos dias 5 e 6 de agosto num grande mutirão, na Praça Olynto Leone, no centro da cidade. Na abertura da campanha, na sede do Rotary no bairro São Judas, a hepatologista Suely Cristina Pereira fez uma explanação sobre as hepatites virais para os rotarianos e convidados.

Os eventos que marcam a deflagração da campanha, que conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continuam nesta quarta-feira, dia 27, com um novo encontro. Dessa vez na sede do Rotary Clube Itabuna, no centro, contando com a participação de profissionais de saúde para treinamento de todos os voluntários que irão trabalhar na campanha. 

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, elogiou a inciativa dos rotarianos pelo projeto de promoção da saúde da população, “numa ação que vem se somar aos esforços do município, especialmente neste mês em que se comemora o Dia Mundial da Hepatite, no dia 28 de julho. É uma boa oportunidade para conscientizar a comunidade e melhorar a compreensão da hepatite viral como importante problema de saúde pública”, ressaltou.

A médica Suely Cristina Pereira, que integra a equipe do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), na sua palestra explicou o que é a hepatite, os tipos existentes, os sintomas e consequências, a assistência, tratamento e vacinas disponíveis. Por meio de gráfico a profissional de saúde demonstrou os números de casos catalogados no Brasil e no mundo. 

Em Itabuna, por exemplo, atualmente existem 520 casos de hepatites B e C, sendo que 319 seguem em tratamento regular no CERPAT. “Não é um tratamento barato, mas é gratuito, principalmente em Itabuna”, informou a médica.

No encerramento da solenidade, o presidente do Rotary Clube Itabuna, Carlos Ataul Andrade, reforçou a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde “que tem destacada atuação na saúde pública e à frente um gestor que faz acontecer. Por isso, esperamos que a comunidade se alie a esta causa, principalmente para a conscientização sobre a importância da prevenção da hepatite C, que é para onde estamos direcionando nossa campanha este neste ano”. Em nome do clube de Rotary Ataul entregou uma flâmula ao secretário municipal de Saúde e à médica Suely Cristina Pereira numa homenagem “pela dedicação e relevantes serviços na área de saúde prestados a Itabuna”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário