segunda-feira, 11 de julho de 2016

Saúde terá nova modalidade de acesso aos usuários do SUS em Itabuna

O cartão virtual do Sistema Único de Saúde (SUS), uma importante ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está sendo a implantado nesse início de semestre em Itabuna para eliminar de imediato o excesso de cartões cadastrados, que atualmente gira em torno de 400 mil unidades.  

Essa nova modalidade, que funcionará como identidade com foto do cidadão morador de Itabuna para acesso ao Sistema Único de Saúde, possibilitará a identificação única dos usuários, com migração do Cadastro Nacional do SUS para o cadastro municipal, em uma espécie de prontuário eletrônico, que reúne todas as passagens do paciente pela rede pública de saúde do município, conforme explicou a consultoria em tecnologia de informação da SMS.

De a acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, a instalação do cartão virtual é uma forma que o município encontrou para promover ações na saúde pública, visando favorecer a população assistida pelo SUS. “Esses ajustes farão com que os recursos destinados a consultas e exames, a exemplo de endoscopia, exames radiológicos, eletrocardiograma, tomografia e ressonâncias magnéticas, dentre outros, aumentem a oferta a partir do programa de fidelização desses usuários”, explica.

“Assim”, continua o secretário, “poderemos também manter a fidelidade de atendimento junto aos parceiros prestadores, uma vez que pretendemos melhorar as bases contratuais atuais, inclusive com prazos estipulados para pagamentos dos serviços prestados. Não temos dúvida de que alcançaremos êxitos e benefícios que resultarão na satisfação do usuário do SUS”.

Ao comentar algumas das principais atividades realizadas no primeiro semestre do ano, quando assumiu o comando da saúde pública em Itabuna, o secretário de Saúde, Paulo Bicalho, enfatizou o grande desafio que teve que enfrentar: arrumar a casa para logo em seguida traçar metas que foram e ainda estão sendo colocadas em prática. Tudo em nome de uma boa qualidade do atendimento e do acesso por parte da população a importantes serviços na rede pública de saúde no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário