segunda-feira, 4 de julho de 2016

Seu telhado pode lhe dar vários litros de água por chuva

Nesse domingo, 3 de julho, a cidade de Itabuna recebeu uma precipitação pluviométrica de mais de 20 mm. Foi uma boa chuva. No entanto, ao mesmo tempo em que me alegrei em ver tanta água escorrendo pelas ladeiras de nossa cidade e tomando as galerias e canais, também me senti um pouco triste em saber que toda essa água não teria um aproveitamento racional.

Até consegui ver uma ou outra pessoa correndo para colocar uma panela ou um balde na bica, mas, em sua quase totalidade, essa água, como de costume, foi embora. Já tive a oportunidade, em tempos passados no Sertão, de ver chuvas parecidas, mas com aproveitamentos diferentes.


Se Itabuna tem cerca de 50 mil imóveis, com uma área média de 60 m2 de telhado, isso nos dá uma área total de 3 milhões de m2 de telhado, que recebendo mais de 20 mm de chuva, consegue escoar mais de 60 mil m3 de água boa para o uso. Toda essa água, ou a sua grande maioria, para no Rio Cachoeira e tem como destino final o mar. Se  10% dessa água  for canalizada para reservatórios domésticos, temos armazenados em nossas residências em torno de 6 mil m3 de água (600 carros- pipas de 10m3 cada).

É urgente que utilizemos dessa tecnologia de armazenamento de água da chuva, que já é, de muito tempo, tão conhecida pelo sertanejo. Precisamos urgentemente aprender a conviver com a seca, ainda que ela seja temporária e passageira, pois mesmo que tenhamos fortes chuvas daqui para frente (o que não está previsto pelos institutos de meteorologia), ainda vamos precisar de um tempo para recuperar nossos mananciais. Sem contar que, mesmo com a volta da normalidade no abastecimento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), faremos uma boa economia.

Por outro lado, o Poder Público deve, urgentemente, criar condições para que a população, sobretudo da periferia, possa adquirir reservatórios individuais, devidamente tampados, para o armazenamento deste tão precioso líquido. Também a comunidade, por meio dos clubes de serviços, associações de moradores, igrejas e agremiações diversas, deve ser capacitada com essa tecnologia de armazenamento e tratamento de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário