terça-feira, 16 de agosto de 2016

Cyro de Mattos é eleito para a cadeira nº 22 da Academia de Letras da Bahia

O escritor, poeta e cronista baiano Cyro de Mattos, 77 anos, foi eleito membro da Academia de Letras da Bahia (ALB), onde passará a ocupar a cadeira 22, cujo último ocupante foi o poeta Clovis Lima, acadêmico que morreu este ano.

Morador do sul da Bahia, Cyro de Mattos já era membro correspondente da ALB e foi eleito membro efetivo na noite de segunda-feira (15), já que atualmente o estatuto da instituição permite que membros efetivos residam fora de Salvador.

Cyro nasceu em Itabuna, sul da Bahia, em 31 de janeiro de 1939. É formado em advocacia pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e também já atuou como jornalista. É contista, poeta, cronista, ensaísta e autor de livros infantis.

Ele já publicou, ao menos, 38 livros, e possui vários prêmios literários, entre eles, o Prêmio Nacional de Ficção Afonso Arinos, concedido pela Academia Brasileira de Letras para o livro “Os Brabos” e o Prêmio Jabuti (menção honrosa) para “Os Recuados”. A data da posse de Cyro de Mattos na Academia de Letras da Bahia ainda não foi definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário