quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Tratamentos caseiros para os cabelos circulam na web e ganham adeptas

Cuidar dos cabelos não é uma tarefa das mais fáceis. Com o objetivo de diminuir os danos  causados pela química nos fios, muitas pessoas têm experimentado tratamentos caseiros. A estudante Paola Simplício, 20 anos, chegou a essa conclusão depois de pesquisar formas naturais para melhorar a qualidade dos fios. Há cerca de um ano, ela usa azeite de oliva, óleo de coco, mel, abacate para hidratação. “Buscando na internet como melhorar o cabelo, achei algumas dicas”, cont
Com a produtora Mari Guedes, 24, o caminho foi parecido. Começou atrás de cuidados Low Poo e No Poo (com pouco ou nenhum parabeno, sulfatos ou petrolatos) para os cabelos cacheados e aprendeu diversas receitas. “Faço meu xampu com base de glicerina vegetal e uso óleos para umectação”, conta. Ela diz que o resultado foi um cabelo muito mais bonito, gastando menos. “Usava produtos caros, específicos para  cachos, hoje não uso mais e ele continua hidratado e definido”, completa.

A dica da professora Mayra Gomes, 30, veio compartilhada entre colegas de trabalho. “Uso vinagre para dar brilho no cabelo, além de mel e azeite”, diz.

Produtos
Muitos são os tratamentos encontrados em blogs como Fala Dantas (faladantas.com) e Juro Valendo (jurovalendo.com), ambos baianos. Alguns já famosos, como babosa para hidratação, chá de cravo contra caspa ou camomila para clarear os fios. Confira abaixo algumas dicas de quem usa esses materiais.


 "Gosto muito do meu cabelo hoje em dia, o jeito que eu cuido dele o deixa muito mais bonito e minha autoestima melhorou demais", diz Paola Simplício. Ela garante que as receitas caseiras para tratar dos cabelos ajudaram a melhorar seus fios. “Acho que tá mais bonito, sim, justamente porque antes eu não podia cuidar do jeito que eu cuido hoje,  pelo preço dos produtos”, defende.

Quem usa diz que...
Hidratação
Óleo de coco e de rícino, além do azeite de oliva, são usados para nutrir os fios. Além disso, a água do coco também pode ser aproveitada para o mesmo fim.

Lavagem 
Para limpar os cabelos, pode-se recorrer a alguns materiais diferentes do xampu, como argila branca ou bicarbonato de sódio, que retiram a oleosidade dos fios.

Infusões
A mais famosa é a aplicação de chá de camomila para clarear os cabelos. Mari fala que costuma utilizar também infusão de cravo para evitar caspa e de alecrim contra queda, além de chá verde para oleosidade.

Nutrição 
Outra dica é colocar mel para nutrir os fios. Mari conta que usa também mingau de maisena. “Algumas pessoas fazem só com água, mas eu prefiro fazer com leite”, diz.

Não é salada
Outra coisa fácil de encontrar em casa e que o cabelo parece adorar é vinagre, usado para dar brilho, tirar oleosidade ou contra ressecamento dos fios.

Profissionais dizem que...
Receitas caseiras podem ser boas e baratas, mas a dermatologista Ana Cristina Guerra de Oliveira e Sousa lembra que esses tratamentos pecam pois muitos não são testados em laboratório. “O grande problema é falta de estudo científico, provando funcionalidade e que concentração usar”, opina a médica. Já para o cabeleireiro Ricardo Mendes, é preciso atenção, porque cabelos tratados quimicamente seriam menos sensíveis a produtos caseiros. “Essas receitas não prejudicam, mas não dá para garantir um bom resultado”, diz. Segundo ele, dá para ter cabelos bonitos lançando mão de produtos de alta tecnologia e que tratam profundamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário