segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Em impasse com terras indígenas, grupo fecha pistas no sul da Bahia


Moradores do bairro Parque dos Rios, na cidade de Itaju do Colônia, sul da Bahia, protestam na manhã desta segunda-feira (17), por conta de um impasse envolvendo a posse de terras indígenas. De acordo com a Polícia Militar da cidade, os moradores que não são índios fecharam três vias de acesso à cidade colocando fogo em madeiras e pneus. Com isso, ninguém consegue entrar ou sair do bairro.

A PM informou ainda que as terras onde os manifestantes moram pertencem aos índios da tribo pataxó hã hã hãe. Ainda de acordo com a polícia, os indígenas aguardavam a reintegração das terras e os moradores, uma indenização para deixar o local. Como não houve reintegração, nem indenização, a situação tormou-se um impasse.
Desde o dia 3 de outubro, a situação já tem provocado protesto feito por indígenas. Um grupo de índios chegou a fechar quatro ruas que dão acesso ao bairro, além de invadir o Parque de Exposições da cidade. Os índios também ocupam um estabelecimento comercial da cidade. Eles querem que os moradores, que não são índios, deixem as terras.
O G1 entrou em contato com a Fundação Nacional dos Índios (Funai), que ficou de se posicionar sobre o assunto nesta segunda-feira.

A polícia informou que o protesto é pacífico. Ainda segundo a PM, o bairro tem em torno de 2.100 moradorias e 740 imóveis. No local há uma creche, um colégio e um posto de saúde, que estão funcionando normalmente. Inf do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário