sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Palestras e homenagens marcam os 10 anos do curso de Jornalismo da Unime

Uma série de atividades está programada para marcar, no início de novembro, as comemorações dos dez anos de criação do curso de Jornalismo da Unime de Itabuna. A realização de palestras, mesa-redonda, lançamento do jornal impresso “Foca”, exibição de vídeos produzidos por alunos, entrega do “Prêmio Jornalismo-Unime 10 anos” e homenagens a profissionais de Comunicação Social do sul da Bahia, são alguns dos eventos que estão previstos.
A programação será aberta às 19 horas do dia 07, no auditório do Campus II da Unime-Itabuna, com uma palestra sobre “O que é Jornalismo”, proferida pelo professor de Jornalismo e Direito da Unime, Adailson Miranda. Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Adailson é especialista em Leitura e Produção de Textos e graduado em Filosofia. O evento é gratuito e aberto ao público.

“Jornalismo: Passado, Presente e Futuro” será o tema da palestra do professor Antônio Xavier. Doutor em Comunicação Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Xavier é professor assistente do curso de Comunicação Social da Uesc. Nessa noite, também estão previstos, o lançamento do jornal impresso “Foca”, editado pelos estudantes do terceiro e quarto semestres, além de exibição de vídeos produzidos por alunos do quarto e quinto semestres.

No dia 8, os estudantes do quinto e sexto semestres vão organizar uma mesa-redonda sobre “Webjornalismo: um debate ético sobre o fazer jornalístico na internet”, com a participação do juiz Marcos Bandeira, que presidio centenas de processos na vara de imprensa, o advogado Ricardo Ribeiro, pioneiro na blogosfera em Itabuna, fundador do site Pimenta na Muqueca, hoje Pimenta Blog (comandado pelo jornalista Davidson Samuel) e a professora de filosofia Cinthya Lima.

Já no dia seguinte, haverá a entrega do “Premio Jornalismo-Unime 10 anos” e homenagens a profissionais de Comunicação Social que se destacaram no sul da Bahia, na última década. A programação será encerrada com uma palestra do editor-chefe da Central de Radiojornalismo da Rede Bahia, Emmerson José, sobre “Radiojornalismo na atualidade: convergência de mídias e implicações éticas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário