terça-feira, 29 de novembro de 2016

“Dezembro Vermelho” em Itabuna alerta sobre prevenção da AIDS

Dezembro é lembrado em todo o mundo como o período de prevenção e combate à AIDS. Durante o mês, os agentes e profissionais das unidades básicas de saúde de Itabuna também vão atuar para reforçar as ações de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

Nesta quarta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), vai fazer o lançamento Campanha “Dezembro Vermelho”, a partir das 17h30min, no Espaço Mário Gusmão, na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na Praça Laura Conceição, centro.

Com tema “Uma geração livre da AIDS é possível! Jovens transformando sonhos em realidade. Camisinha sempre, uma ideia antiga, uma atitude nova”, o dia mundial de combate à doença será voltada ao trabalho de prevenção e conscientização do uso de preservativo e da realização do teste rápido gratuito.

De acordo com a coordenadora do CERPAT, Susi Maire Azevedo, as ações de conscientização sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), particularmente a AIDS, são parte da rotina da unidade durante todo o ano. “O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à AIDS. Por isso, todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população durante este mês”, explicou.

Atualmente, Itabuna tem 198 casos de AIDS confirmados. O número aumentou porque muitos jovens perderam o medo e nos seus relacionamentos estão eixando de usar o preservativo, que é a única forma de não transmissão da doença. “Em 2015 foram confirmados 140 casos. Por isso, percebemos o aumento da transmissão da AIDS nas comunidades jovens”, disse a coordenadora.

Segundo Suze Meire, “atualmente o trabalho dos técnicos está totalmente voltado ao alerta para a necessidade do uso constante do preservativo e sobre a importância de realizar o teste rápido”.

Dentre as atividades da campanha estão a realização de exames laboratoriais gratuitos, orientações a pacientes suspeitos de terem contraído a doença e a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de outros materiais de prevenção.

Na quinta-feira, dia 1º, das 9 as 21 horas haverá campanha de testagem, na Praça Olintho Leone, no centro, e Pit Stop em diversos locais da cidade para a realização do teste rápido também até às 21 horas. Os locais são: bairro São Caetano; esquina da FTC; Avenida Juraci Magalhães, Praça Otávio Mangabeira (Camacan) e em frente ao Shopping Jequitibá. 

A DOENÇA
            
A AIDS não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde seu início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada. 
             
“O paciente que quer fazer o exame laboratorial deve procurar a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para fazer a coleta de sangue. Também oferecemos o teste rápido para identificar qualquer doença sexualmente transmissível (DST) ou a AIDS gratuitamente no CERPART”, informou a coordenadora Suze Meire Azevedo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário