terça-feira, 29 de novembro de 2016

“Dezembro Vermelho” em Itabuna alerta sobre prevenção da AIDS

Dezembro é lembrado em todo o mundo como o período de prevenção e combate à AIDS. Durante o mês, os agentes e profissionais das unidades básicas de saúde de Itabuna também vão atuar para reforçar as ações de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença.

Nesta quarta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), vai fazer o lançamento Campanha “Dezembro Vermelho”, a partir das 17h30min, no Espaço Mário Gusmão, na Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na Praça Laura Conceição, centro.

Com tema “Uma geração livre da AIDS é possível! Jovens transformando sonhos em realidade. Camisinha sempre, uma ideia antiga, uma atitude nova”, o dia mundial de combate à doença será voltada ao trabalho de prevenção e conscientização do uso de preservativo e da realização do teste rápido gratuito.

De acordo com a coordenadora do CERPAT, Susi Maire Azevedo, as ações de conscientização sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), particularmente a AIDS, são parte da rotina da unidade durante todo o ano. “O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à AIDS. Por isso, todos os municípios brasileiros têm iniciativas específicas para conscientizar a população durante este mês”, explicou.

Atualmente, Itabuna tem 198 casos de AIDS confirmados. O número aumentou porque muitos jovens perderam o medo e nos seus relacionamentos estão eixando de usar o preservativo, que é a única forma de não transmissão da doença. “Em 2015 foram confirmados 140 casos. Por isso, percebemos o aumento da transmissão da AIDS nas comunidades jovens”, disse a coordenadora.

Segundo Suze Meire, “atualmente o trabalho dos técnicos está totalmente voltado ao alerta para a necessidade do uso constante do preservativo e sobre a importância de realizar o teste rápido”.

Dentre as atividades da campanha estão a realização de exames laboratoriais gratuitos, orientações a pacientes suspeitos de terem contraído a doença e a distribuição de preservativos masculinos e femininos, além de outros materiais de prevenção.

Na quinta-feira, dia 1º, das 9 as 21 horas haverá campanha de testagem, na Praça Olintho Leone, no centro, e Pit Stop em diversos locais da cidade para a realização do teste rápido também até às 21 horas. Os locais são: bairro São Caetano; esquina da FTC; Avenida Juraci Magalhães, Praça Otávio Mangabeira (Camacan) e em frente ao Shopping Jequitibá. 

A DOENÇA
            
A AIDS não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde seu início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada. 
             
“O paciente que quer fazer o exame laboratorial deve procurar a equipe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde para fazer a coleta de sangue. Também oferecemos o teste rápido para identificar qualquer doença sexualmente transmissível (DST) ou a AIDS gratuitamente no CERPART”, informou a coordenadora Suze Meire Azevedo. 

4 comentários:

  1. Dar até medo se relacionar com uma moça de itabuna.

    ResponderExcluir
  2. 198 casos vixe vou transar so de camisinha agora

    ResponderExcluir
  3. rapaz sao tantas cores amarelo azul roxo vermelho rosa meu deus e so para cego ver por que vamos fazer um eame passam remedios chegando no posto nao tem remedios nao ha medicos nao ha cotas entao que raio sao esses meses coloridos chega de enganarem o povao sofrido e necessitao

    ResponderExcluir
  4. Eu sei de homem que pegou uma corao de barro preto que tem aids .e passou pra ele.ele nao sabe e estar passando pra meio mundo de mulher.e ela passsa de proposito para o homem

    ResponderExcluir