sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Greve dos Neonatologistas em Salvador gera demanda para Hospital Manoel Novaes

Com médicos Neonatologistas de quatro maternidades em Salvador em greve, o Hospital Manoel Novaes vem recebendo pedidos de transferência de gestantes de alto risco, demanda gerada por conta da existência da UTI Neonatal da Maternidade de Itabuna. Somente em uma semana foram três pedidos, todos negados, no entanto, por falta de vaga para internamento das gestantes. “Estamos vivendo um período de contra-fluxo: gestantes da capital solicitando vaga no interior. Não pudemos atender por falta de vaga, mas estamos prontos para assistir sempre”, declarou a Diretora Técnica do HMN, Dra. Fabiane Irla Chávez.

Parte motivante da solicitação de transferência é o reconhecimento ao alto nível de resolutividade da UTI Neonatal do Hospital Manoel Novaes, tema recente de reportagem em mídia nacional. Atualmente o Serviço de Terapia Intensiva Neonatal conta com 35 leitos SUS entre Unidade Intensiva para Alto Risco e Unidade de Cuidados Intermediários, além dos leitos na Unidade Canguru. Há aproximadamente um mês, essa Unidade Canguru ampliou o horário de funcionamento, passando de 12 para 24 horas.

“Conseguimos estruturar o serviço e somos hoje uma Unidade Referência com grandes níveis de resolutividade. Temos tido sucesso em fazer sobreviver bebês de 24 semanas de idade gestacional. Cada vez temos mais sobreviventes e com mínimas sequelas, tudo fruto de uma equipe comprometida e de um serviço estruturado para assistência integral ao RN em cuidados Intensivos”, registrou Dra. Fabiane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário