segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Maior avião do mundo vai pousar em SP nesta segunda

Na noite desta segunda-feira (14), a maior aeronave em atividade do mundo vai pousar no Brasil. A Antonov Mriya An-225 tem 84 metros de comprimento, 32 rodas, 6 motores e capacidade para carregar mais de 7 Boeings 737, o mais comum da aviação comercial.

O Antonov vai levar para o Chile um gerador de 150 toneladas fabricado no Brasil. Segundo a Folha de S. Paulo, a aeronave vai parar primeiro em Viracopos, em Campinas, pela manhã. No pátio, o interior da aeronave vai ser equipado com um suporte especial que vai servir para sustenar o gerador. À noite, o Antonov fará a curta viagem para Guarulhos, na Grande São Paulo. Passará a noite lá, saindo às 6h. Durante a madrugada, a carga será colocado no avião.

"Essa é a segunda maior carga a ser transportada na aviação comercial mundia"l, diz Miguel Dau, diretor de operações de Guarulhos. "É uma operação sem par no Brasil". Já o diretor de operações de Viracopos brinca: "Vai ser a nossa Gisele Bündchen. Enquanto ele estiver andando, nenhuma outra aeronave se mexe", explica. O Antonov tomará, no avião Campinas, vaga usada geralmente por três Boeings 7474, segundo maior avião de passageiros do mundo.

Da última vez que esteve no país, em 2010, a aeronave trouxe equipamentos da Petrobras dos EUA para o Brasil. Na época, ele passou por Guarulhos e teve uma escala técnica prevista para acontecer no Galeão (Rio de Janeiro) cancelada. O avião, único, foi construído na década de 1980, como parte do programa espacial da Rússia. O apelido, Mirya, significa "sonho" em russo - para muitos, era inacreditável que, daquele tamanho, fosse conseguir decolar. A aeronave foi reformada em 2000 pela fabricante, que tem sede na Ucrânia.

Veja o pouso do avião em Guarulhos em 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário