quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Procuradores ameaçam deixar Lava Jato se pacote anticorrupção entrar em vigor

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato ameaçaram hoje (30) deixar os trabalhos da operação se a proposta que prevê responsabilização de juízes e de membros do Ministério Público por crimes de abuso de autoridade entrar em vigor. A proposta, aprovada na madrugada de hoje (30) pelos deputados federais, integra o Projeto de Lei (PL) 4.850/16, que trata das medidas de combate à corrupção. 


“A proposta é renunciar coletivamente, se essa proposta vier a ser sancionada pelo presidente da República”, disse o procurador Carlos Lima em entrevista coletiva na tarde de hoje (30), em Curitiba. Para o grupo, o projeto aprovado pelos deputados é uma espécie de "Lei da Intimidação”, no lugar de medidas anticorrupção.

“Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato vêm a público manifestar repúdio ao ataque feito pela Câmara dos Deputados contra investigações e a independência de promotores, procuradores e juízes. A Câmara sinalizou o começo do fim da Lava Jato”, diz a nota divulgada pelo grupo.

De acordo com a proposta aprovada pelos deputados federais, integrantes do Ministério Público poderão responder por crime de responsabilidade se instaurarem um procedimento “sem indícios mínimos da prática de algum delito” e manifestarem opinião em meios de comunicação sobre processos em andamento. A mesma regra valerá para magistrados. A pena é de reclusão de seis meses a dois anos e multa. Qualquer cidadão poderá representar contra magistrados.

Essa proposta foi aprovada por meio de uma emenda do deputado Weverton Rocha (PDT-MA), que foi incluída, durante a votação, no relatório do deputado Onxy Lorenzoni (DEM-RS_.

O projeto de lei teve iniciativa popular e foi entregue no Congresso Nacional com mais de 2 milhões de assinaturas de apoio e previa dez medidas apresentadas pelo Ministério Público. Na avaliação dos procuradores, da forma como foi aprovado pelos deputados, depois de diversas alterações, o projeto é uma ferramenta que protege a corrupção. 


“Fica claro com a aprovação dessa lei que a continuidade de qualquer investigação sobre poderosos, parlamentares, políticos, empresários, cria um risco pessoal para os procuradores. Somos funcionários públicos, temos uma carreira e não estaremos mais protegidos pela lei. Se acusarmos, poderemos ser acusados”, ressaltou Lima. Segundo os procuradores, a ferramenta aprovada é uma medida para intimidar o Ministério Público e o Poder Judiciário, “sob o maligno disfarce de “crimes de abuso de autoridade””.

Segundo a nota, o Congresso Nacional se aproveitou do luto nacional, causado pela queda do avião que levava a equipe da Chapecoense, para subverter o projeto inicial, apresentado pelo Ministério Público. “As 10 medidas foram rasgadas. Manteve-se a impunidade dos corruptos e poderosos, expressa no fato de que mais de 90% dos casos de corrupção que acontecem no Brasil não são punidos”, diz o documento.

“Ao chegar ao plenário [da Câmara, o projeto], foi deformado. Rasgou-se o texto da medida anticorrupção e foi aprovado um texto a favor da corrupção”, disse Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.

32 comentários:

  1. Iae população cadê vocês agora no momento q se mais precisa pra reenvidicar o direito de vocês?vão deixar q esse caso de corrupção fique esquecido,como vocês protestam contra o tráfico e os crimes em geral e deixa isso em pune,vamos agora essa é a hora mais precisada de nós nos unirmos e protestar em busca da transparência e direito iguais a todos independente de classe social,vamos ou vocês são pessoas irracionais e não está vendo oq acontece em nosso país

    ResponderExcluir
  2. Estão corretos, país de patifes do colarinho branco, por isso que o povo devemos agir com urgência contra estes corruptos! Vamos até Brasília arrancar um a um do poder e colocar ordem na casa. O poder pertence ao povo de bem, não podemos aceitar que continuem a nos farem de idiotas.
    O Brasil é muito grande, temos muitas pessoas inteligentes que são capazes de liderar vários levantes organizados contra todos estes canalhas. Basta que 20% da população vá para as ruas de todo o território e, principalmente em Brasília que é o centro da roubalheira e exigir reformas políticas que de fato tirem grande parte do poder dos políticos e coloque o país no caminho crescimento.

    ResponderExcluir
  3. Mais sao essas as leis que sao criada no brasil tudo favorecendo aos bandidos,corrupitos,etc...

    ResponderExcluir
  4. Esses são os nossos deputados, vigaristas e corruptos que representam o nosso país, lógico que cada regra tem uma seção, rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Esses são os nossos deputados, vigaristas e corruptos que representam o nosso país, lógico que cada regra tem uma seção, rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. É um absurdo esse golpe que os deputados e diga-se de passagem este deputado Weverton Rocha (PDT-MA) estão/está dando em toda a sociedade brasileira que tanto lutou para aprovar as tão sonhadas 10 Medidas Contra a Corrupção.
    Deputado vossa excelência está envolvido em algum esquema de corrupção, para chegar ao ponto de puxar um projeto esdruxulo como este que quer intimidar e amordaçar a Justiça?
    Nós povo, sociedade brasileira organizada, temos que nos manifestarmos contra essa aberração que foi votada na noite onde os brasileiros se solidarizavam com a tragédia dos chapecoenses.
    Vocês são uns covardes, aproveitaram-se da dor do povo brasileiro, para livrar todos os ladrões, seus pares, que estão com processos por corrupção.
    #VetaTemer.

    ResponderExcluir
  7. Digite seu comentário...estamos realmente fudidos

    ResponderExcluir
  8. O Brasil é um país de bandidos, governado por bandidos e habitado por um povo ignorante eternamente escravizado por bandidos travestidos de políticos. Esse marginais, simplismente, aprovaram leis que anistiam seus crimes e garanta impunidade eterna para os crimes cometidos contra o povo e o país. Um povo que não é capaz de reagir contra a arbitrariedade de bandidos encastelados no poder, não é um povo digno de viver e ocupar um país, pois a covardia que não permite a menor reação, não é comparável nem aos ratos... os roedores reagem e atacam quando ameaçados.

    ResponderExcluir
  9. Esse sim é o verdadeiro Golpe, enquanto isso os ditos movimentos populares se calam, deixando bem claro sua sombria ligação com os partidos interessados em se safar dos crimes e das investigação do judiciário, não veremos ocupação ou manifestação de UNE, CUT, CTB, MST... todos comprados pelos interesses dos corruptos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rindo desse comentário , acha mesmo que o povo que apoiou a Dilma vai pra rua fazer o que o povo queria kkk ltodos que vc citou apoiava o fica Dilma e a própria disse que isso era um golpe para acabar com a LJ, ai agora vc cobra eles kkk rindo ate 2018.Pergunta onde encontro coxinhas em Itabuna kkk Povo que elegeu Fernando Gomes piada kkkk

      Excluir
  10. Temer o barril dos barris...se segura q la vem madeiraaa...panelaço ate agora nd...

    ResponderExcluir
  11. Vamos pra cima destes canalhas, o povo brasileiro está ao lado da justiça. Esta situação precisa ser revertida, não devemos aceitar de forma alguma que o crime organizado comandado por políticos corruptos continuem a arrebentar com as vidas de todos nós brasileiros.

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Como é que pode isso acontecer

    ResponderExcluir
  13. Tinha que vir o repudio de Curitiba, pois é o estado que possui o maior número de corrupção na polícia federal.

    ResponderExcluir
  14. Lula 2018 não sou otario

    ResponderExcluir
  15. O brasil é uma vergonha mesmo eles roubam o nosso dinheiro agora quer aprovar uma lei pra deixa eles roubarem avontade sem ninguém interferir que vergonha nossa nem da pra acreditar nisso mais isso é brasil ainda tem na bandeira ordem e progresso kkkkk ou seja na bandeira tem escrito um piada

    ResponderExcluir
  16. Se nós povo, não formos pra rua defender à operação Lava Jato, estaremos todos ferrados. Os corruptos irão sorrir da nossa cara e nos ferrar mais ainda. Precisamos nos unir, parar o Brasil, fazer manifestações em todos os estados da federação. O futuro dos nossos filhos estão em jogo.

    ResponderExcluir
  17. Estar do jeito que queriam foram pra rua tirar DILMA agora segura que a pancada só estar apenas começando

    ResponderExcluir
  18. Agora vamos gritar fora PT , todos sabiam que se tratava de golpe e não acreditavam que isso era os petistas que ficavam com conversa que era golpe, na calada da noite eles aprovação e aposto que o presidente não vai vetar pq ele tem o cu preso e fraudou também a verba pública e outras quando tiver eleições em 2018 muitos desses deputados e senadores vão ser reeleitos , como pode isso o legislativo querer por regras no judiciário, tenho vergonha de exercer meu dever de cidadão é votar nessa porra

    ResponderExcluir
  19. Contínuo falando, fora PT, por descaso e safadeza de vocês que estamos na merda. Vocês para roubar o Brasil juntou com os seus comparsas e agora querem se livrar da culpa. Mas vocês e esses canalhas de todos os partidos vão todos presos, começando por lularapio e seus comparsas. é só esperar, está mais próximo que imaginamos.

    ResponderExcluir
  20. Da maneira que o MP deseja, toda vez que algum projeto estivesse fora do que eles consideram como correto não deveria ser aprovado. Independente de erros ou falhas a independência dos poderes precisas ser respeitada ou então vira bagunça.
    O MP e parte do Judiciário na verdade estão incomodados devido as investigações e suspensão dos altos salários a maioria no Judiciário.
    Eles que renunciem, outros promotores irão ocupar seus lugares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixe de ser burro e procure estudar e veja que os limites impostos ao judiciário é uma medida de barrar as investigações não só de agora mas para o futuro , leia um pouco e veja que o MP é que fiscaliza os outros poderes para não a descumprimento da lei ou seja que o Estado faça o que quiser e como quiser para com o cidadão quem votou neles e colocaram eles lá .

      Excluir
  21. O MP está chantageando e querendo obrigar outro poder a aprovar o que eles querem. Eles é que querem acabar com a lava jato. São covardes por isso querem renunciar.

    ResponderExcluir
  22. PROCURADORES ESTÃO SENDO VÍTIMAS DO QUE NÓS MORTAIS CIDADÃOS QUE PAGAMOS TUDO ISSO AÍ SOMOS TAMBÉM VÍTIMAS NO DIA A DIA DESSE PAÍS, SE QUEREM A RESPOSTA DE MQUEM TEM MAIS FORÇA É O SINDICATO DO CRIME INSTALADO EM BRASÍLIA OU A JUSTIÇA ?? BASTA ACOMPANHAR MAIS ESSE EPISÓDIO !!! PAIS DE AUTORIDADE VAGABUNDA E LADRÕES.

    ResponderExcluir
  23. O POVO TEM QUE PARAR O PAIS, GREVE GERAL, SEM QUEBRA QUEBRA, TOMAR AS PREFEITURAS,CÂMARA DE VEREADORES, DEPUTADOS ESTADUAIS,FEDERAIS, PRESIDENCIA, SENADO, SUPREMO, ETC. PASSAR A LIMPO ESSE PAIS, BOTAR OS POLÍTICOS NA CADEIA , FAZER UM GOVERNO PROVISÓRIO, EXECULTAR QUAISQUER POLÍTICO, ESTABELECER A PENA DE MORTE PRA CORRUPÇÃO SEM APELAÇÃO E SEM JULGAMENTO. RECOMEÇAR DO ZERO, EXTINGUIR A DÍVIDA PÚBLICA E GOVERNAR PARA O POVO E NÃO O SISTEMA FINANCEIRO DO PAÍS.

    ResponderExcluir
  24. Deputado ARRUDA voltei em voce achando que era um politico do povo min enganei você e um bandido igual aos outros deputados canalhas.

    ResponderExcluir
  25. Deputado ARRUDA voltei em voce achando que era um politico do povo min enganei você e um bandido igual aos outros deputados canalhas.

    ResponderExcluir
  26. Quando o cidadão erra vai punido até com pena de PRISÃO.
    Os Juízes e membros do Ministério Público também deve ser apenados com pena de prisão quando errarem.
    Ninguém está acima da LEI.
    Eles querem é privilégio.
    MORO tá querendo defender a impunidade dos juízes quem interpretam a lei a seu bel prazer.
    GILMAR MENDES TÁ CERTO.
    CADEIA PARA promotores e Juízes que cometem abuso de autoridade, e interpretam a lei erroneamente.



    ResponderExcluir
  27. Cadeia para membros do MPE e MPF quando denunciam e não conseguem provar a denúncia.
    O cidadão não pode ficar DESMORALIZADO e HUMILHADO devido a denuncias não provadas ou rejeitadas.
    Indenização é pouco
    Cadeia para juízes e promotores que interpretam a lei indevidamente.
    Cadeia para que comete abuso de autoridade.
    Nada de aposentadoria proporcional para juízes.
    Tem que ser colocado na rua como qualquer outro empregado.

    ResponderExcluir