segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Temer diz que gravar um presidente é 'gravíssimo' e pede divulgação de conversa

O presidente Michel Temer disse neste domingo (27) que vai “exigir” que a suposta gravação feita pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero venha a público. Na conversa, Temer e Calero conversaram sobre “um conflito entre órgãos da administração” no episódio envolvendo um impasse com o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para liberação de um empreendimento de interesse do agora também ex-ministro Geddel Vieira Lima.
“Ao que parece, ele [Calero] gravou a conversa. Com toda franqueza, acho que gravar clandestinamente é sempre algo desrazoável e gravíssimo. Se gravou, vou exigir que essa gravação venha à luz. Todos vocês sabem que sou cuidadoso com as palavras e que jamais diria algo inadequado”, disse o presidente em entrevista coletiva convocada neste domingo para anunciar um acordo entre o Executivo e o Legislativo para impedir a anistia ao caixa dois eleitoral.

Segundo Temer, o caso representa apenas “um conflito entre órgãos da administração” entre o Iphan da Bahia, que liberou o empreendimento, e o Iphan nacional, subordinado ao Ministério Cultura, e que não deu aval para o imóvel. “O ex-ministro [Marcelo Calero] me procurou na quarta-feira (23) à noite, durante o jantar com os senadores, dizendo que tinha um pedido [feito pelo Geddel] que seria difícil atender. Eu disse para fazer o que achasse melhor, e que se houve pleito, que visse o que seria melhor fazer”, disse o presidente.

“Na quinta-feira (24), ele veio à tarde para falar comigo e me contou por inteiro o caso. Ele disse que não queria entrar na história. Eu disse que se ele não quisesse entrar na história, havia uma solução legal: a lei diz que quando há conflito de órgãos, pode-se ouvir a Advocacia-Geral da União, que fará avaliação daquele conflito. Logo depois ele disse que queria voltar a noite para falar comigo. Voltou às 21h com a mesma conversa, com o mesmo conteúdo. Parece que ele gravou mesmo”, acrescentou.

Temer disse ter dado a Calero a garantia de que tomasse a decisão que considerasse correta, mas que, em seguida, recebeu dele o pedido de exoneração.

Saída de Geddel
O presidente disse que o caso acabou ganhando “dimensão extraordinária” e reconheceu que a demora entre a acusação de Calero e a saída de Geddel do governo não foi útil. “Se tivesse demorado menos seria melhor, mas também não causa prejuízos de grande monta.”


Temer disse que ainda não decidiu quem ocupará o cargo de Geddel, após o pedido de exoneração feito na sexta-feira (25). “Estou examinando com muito cuidado quem pode ir para a articulação política, na Secretaria de Governo. O perfil será de alguém com lisura absoluta na conduta e, por outro lado, com boa interlocução com o Congresso Nacional, de forma a manter bom contato e estabelecer um diálogo produtivo”, disse o presidente.

Sobre o envolvimento do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, no episódio de suposto tráfico de influência de Geddel, Temer descartou qualquer hipótese de saída dele do governo. “O que o Padilha fez foi exatamente o que eu disse: fazer o que a lei determina e mandar ouvir a AGU, caso não quisesse despachar. Não há razão para qualquer medida dessa natureza.”

20 comentários:

  1. Gravíssimo oq seu fêla da puta... a única forma dele comprovar seria gravando clandestinamente, pois, nunca que vocês políticos falariam a verdade sabendo que estão sendo gravador. SEU FÊLA DUMA ÉGUA!!!!!!!

    LARGA O DOCE MARCELO CALERO... DIVULGUE JÁ ESSES ÁUDIOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pq gravaram Dilma ????

    ResponderExcluir
  3. Ele é um ladrão bem cuidadoso com as palavras.... Ruma de otários, bateram panelas e agora? Vao bater de novo nao? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Vamos bater palela de novo qual é o problema?

    ResponderExcluir
  5. Lógico que não kkkkkk agora é nossa vez de roubar 😂😂😂😂😂😂😂😂😂vão vcs bater para na rua kkkkkkporque agora as nossas estao cheia kkkkkkk eu amo trabalhar na prefeitura kkkkkkk e agora tomamos a prefeitura de Vitória da Conquista do PT aí que ficou bom demisssssssss

    ResponderExcluir
  6. E como gravaram Dilma Rousseff eles acharam normal ,pimenta nos olhos dos outros é refresco ne seu Temer

    ResponderExcluir
  7. E como gravaram Dilma Rousseff eles acharam normal ,pimenta nos olhos dos outros é refresco ne seu Temer

    ResponderExcluir
  8. O CALERO E DEMAIS PARABENS POR NAO SER CONIVENTE COM O TAL GEDEL SE FUDEU TEMER GEDEL E ALGUNS QUE CAIRAM JA J AJA JA J JAA

    ResponderExcluir
  9. Luz para todos agora é candieiro tomakkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. A diferença para os petistas é que Temer faz questão que seja divulgada a gravação enquanto que os petralhas protestavam contra a divulgação de gravação e até entravam na justiça para que o público não soubessem o que falaram.
    Infelizmente, algumas pessoas por não saberem analisar o que acontece emitem opiniões sem nenhum sentido e totalmente fora da realidade dos fatos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESSE DAS 10.15 DEVE SER MACONHEIRO OU FUMADOR DE PEDRA, É TIRADO A FILÓSOFO, PENSA QUE SABE TUDO, PENSA QUE É ELITE, DEVE SER PAU NO CÚ. UMA DESGRAÇA DESSA.

      Excluir
  11. A globo ja tinha passado o conteúdo da entrevista p o governo temer

    ResponderExcluir
  12. esse temer niguem treme o=com ele por ser igual a todos ja ja sua vez chegara moro ta na area

    ResponderExcluir
  13. Golpista!!!! Agora quem bateu panelas está com o rabo entre as pernas chorando, arrependido e envergonhado.

    ResponderExcluir
  14. Eu quero é mais esse tener vai fuder o Brasil de tal forma que ninguém vai perceber .
    # ladrão por ladrão voto Lulao 2018

    ResponderExcluir
  15. Esse é um vagabundo chefe de quadrilha, está falando isso para proteger os outros integrantes da mafia, com isso esconder os roubos temos que deixar de acreditar em tudo que esse povo falso diz, até quando vamos se deixar ser enganado, até quando vamos ter medo de enfrenta-los somos maioria absoluta, vamos povo medroso, vamos reagir, eles tem devolver todo dinheiro para assim saimos desta falsa crise criada por eles mesmo, e agora temos que aceitar tudo a maneira deles, nós somos roubados os prejudicados sem hospitais, sem medico, segurança, sem estrada, sem emprego, sem o respeito somos tratados como uns nada, vamos ocupar o espaço deles prefeituras, cameras dos cereadores e congresso mostrar que não estamos para brincadeira, se não cadeia para 500 vagabundos ladrões vai ter para 200.000,000,00 milhoes de pessoas onestas e trabalhadores pensem disso povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É você professor?? Sábias palavras ZR

      Excluir
  16. Vamos pra guerra meu povo

    ResponderExcluir
  17. ESSE MARIONETE DE BINGA DE MACACO DO PSDB TEM CARA DE PAU MESMO, LADRÃO VAGABUNDO, TRAIDOR, GOLPISTA, LIDER MEDIOCRE DO PMDB, NÃO TEM PLANO DE GOVERNO É MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO, SÓ PRESTA MESMO PROS COLEGAS DE ROUBALHEIRA DO SUPREMO E DO AÉRCIO NEVES, SÃO PARCEIROS DE ROUBOS.

    ResponderExcluir
  18. Gravíssimo e o que vocês rouba de nós Brasileiros afundou o país e vai afundar mais ainda é ninguém faz nada pra conter essa corja de Temer..vamos pra rua meu povo vamos lutar pelos nossos direitos.

    ResponderExcluir