quarta-feira, 8 de março de 2017

Igreja usa alto-falantes para simular som de sino e gera polêmica em Itabuna

Igreja de Itabuna usa cornetas para substituir sinos  (Foto: Reprodução / TV Bahia)
O sino da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conceição em Itabuna, foi substituído por uma alto-falante, que toca de hora em hora um som semelhante ao dos sinos. O aparelho foi instalado há cerca de 20 dias, e divide opiniões entre os moradores do bairro.

O alto-falante começa a tocar às 7h e, de hora em hora, segue tocando até as 21h, todos os dias. De acordo com o frei Antônio Calazans, o uso do sino é uma tradição na paróquia. “Com o avanço tecnológico, surgiu os sinos digitais. Então nós estamos utilizando isso como um sinal na vida da igreja”, explicou o frei.
“Fui criada em uma cidade que tinha esse costume, depois parou. Para mim foi uma surpresa, voltar a esse costume do sino tocando as horas. Eu gostei”, avalia a pedagoga Edilma Santos, que costuma acompanhar as missas na igreja.

Badaladas dos sinos são reproduzidas de hora em hora na igreja  (Foto: Reprodução / TV Bahia)O templo religioso usa dois alto-falantes para reproduzir o som, mas no entorno da construção paroquial existem casas e comércios. Alguns moradores da região estão incomodados com o som alto.

Entre eles a bancária Sheila Neme, que desabafou sobre a situação. “Você não tem descanso nem durante a semana, e nem no final de semana. Eu tenho problema cardíaco. Moro com meu pai, um idoso de 84 anos, já teve dois AVC’s. Mesmo sabendo que o sino vai tocar, ele se assusta, ele fica nervoso, a pressão dele aumenta. Se fosse pelo menos às 18h, para chamar para a missa, e no final de semana, às 9h, tudo bem”, contou Sheila.

Perguntado sobre a polêmica, o frei Antônio disse que estava aberto a dialogar com a comunidade, e optou por diminuir o volume do som. “Eu não acredito que esse sino esteja causando desconforto a ninguém. Mas estamos aqui para o diálogo, para a conversa”, afirma. Além dos alertas de hora em hora, os alto-falantes também tocam ao meio-dia, e às 18h, o canto da Ave Maria, que dura cerca de cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário