terça-feira, 28 de março de 2017

Ipiaú: Dezenas de famílias invadem área do horto florestal no centro da cidade

Dezenas de pessoas invadiram na tarde dessa terça-feira (28), a área do horto florestal de Ipiaú, localizada no fundo da Casa do Menor, no centro da cidade. As famílias que invadiram a área de 6 hectares alegam que o local está ocioso e servindo apenas para usuários de drogas. A Polícia Militar foi acionada e esteve no horto conversando com os invasores. “Quem está aqui é quem precisa. Aqui ninguém tem casa própria, a maioria mora de aluguel e outra parte de favor na casa de parentes”, disse um morador do bairro Euclides Neto. 
Segundo informou ao GIRO, um dos invasores, cerca de cem famílias oriundas de diversos bairros da cidade, estão ocupando a área. Eles asseguram que não irão devastar o pequeno pedaço da mata Atlântica. O diretor da Casa do Menor, Álvaro Jardim, também esteve no local e conversou com as famílias. “Temos o documento que comprova que a área invadida é da Casa do Menor, entretanto, é administrada pelo município, por se tratar de uma de preservação ambiental”, disse Álvaro ao GIRO. Ainda segundo os invasores, a próxima etapa agora é cada família montar o seu barraco na área demarcada pelo grupo. Até a publicação dessa matéria, nossa reportagem não conseguiu ouvir os representantes da prefeitura.
Horto Florestal de Ipiaú
Criado por Euclides Neto, quando prefeito do município, o Horto Florestal de Ipiaú, localizado nos fundos do Colégio Estadual (CEI) e ao lado da Escola do Menor, comporta diversas espécies de essências nativas da região, além de outras arvores ali introduzidas. Também integra o patrimônio uma centenária roça de cacau. Originalmente a área ocupava seis hectares, estando hoje reduzida à metade. Sua principal função era a de produzir mudas destinadas a projetos de reflorestamento e arborização urbana. Um banco genético assim pode definir. Muitas árvores que embelezam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, são provenientes do Horto Florestal de Ipiaú. Desse elenco constam dezenas de pau-brasil. Isso significa uma honrosa referência à nossa cidade. (Giro Ipiaú)

Nenhum comentário:

Postar um comentário