segunda-feira, 6 de março de 2017

Pode ligar o ar-condicionado com veículo em alta velocidade?

"Nenhum vendedor de automóvel lhe orienta sobre isso, talvez nem saibam, mas você não deve ligar o ar-condicionado do carro quando estiver em alta velocidade", afirma uma das milhares de correntes que circulam pelo aplicativo WhatsApp. Mas será que essa afirmação é verdadeira? A série “Corrente WhatsApp: boato ou verdade?”, do Portal A TARDE responde mais essa para você.
Sim. A recomendação acima é verdadeira. Se o condutor do veículo ligar o ar-condicionado quando o veículo estiver em alta velocidade, o compressor pode ser danificado e até dar um 'tranco' no veículo. A informação foi confirmada pela Auto Ar Colombo, oficina mecânica especializada em manutenção de ar-condicionado e ar quente automotivo. 

De acordo com um especialista da empresa, o dano no compressor ocorre porque, ao ligar o ar com o alto giro do motor, todo o composto fica sensível a arrancada brusca do sistema. O choque de ritmos é o problema.

Então, o que se deve fazer para ligar o sistema de ventilação quando estiver em uma autoestrada? Diferente do que recomenda a corrente na rede social, a Auto Ar Colombo explica que não é necessário colocar o carro em ponto morto, mas apenas diminuir a velocidade e simplesmente ligar o ar. 

Conforme a oficina especializada, o preço para manutenção do prejuízo varia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário