sábado, 17 de junho de 2017

Águia de Haia: Carlos Ubaldino, Angela Sousa e outros 11 são denunciados pelo MPF

O Ministério Público na Bahia (MPF) denunciou os deputados estaduais Carlos Ubaldino e Angela Sousa, ambos do PSD, por organização criminosa. A denúncia é um desdobramento da Operação Águia de Haia, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga desvio de verbas públicas do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) em aproximadamente 20 municípios baianos. 

Além dos parlamentares, foram denunciados também o ex-prefeito da cidade de Ruy Barbosa, José Bonifácio Marques Dourado, o empresário Kells Belarmino, apontado como chefe do esquema, e outras nove pessoas. O MPF ainda pediu que eles devolvam R$ 10 milhões como reparação pelos danos sofridos pela população dos municípios atingidos pela ação da quadrilha, que deixou de receber melhorias na educação. Segundo o órgão, o pedido destaca o ambiente sistêmico de desvio, apropriação e propina em 18 prefeituras, decorrente da atuação da organização criminosa. 

Ainda de acordo com o parquet, a quadrilha atuou por aproximadamente seis anos e realizou contratações desnecessárias e superfaturadas no valor de mais de R$ 43 milhões. O esquema contava com a participação do prefeito de cada município que aderiu a ele, dos secretários municipais de Educação e dos servidores municipais que atuavam na área de licitação para fraudar e direcionar o certame às empresas de Kells Belarmino, em troca de benefício econômico indevido. Conforme o MPF, a atuação dos criminosos estava divida em dois núcleos. 

O empresarial era liderado por Kells Berlarmino e integrado pelo próprio Kells, por sua companheira Fernanda Cristina Marcondes, Marconi Edson Baya, Rodrigo Seabra Bartelega de Souza, Maycon Gonçalves Oliveira dos Santos e Tiago Cristiano Baya de Souza. O órgão ministerial aponta que eles se encarregaram de fornecer os elementos necessários à fraude dos certames licitatórios e produzir relatórios que aparentassem a execução contratual, o que não ocorreu, além de operar o esquema de desvio de recursos públicos e pagamento de “propinas”. 

Já o núcleo político, diz o MPF, aliciava prefeitos e servidores públicos municipais para participarem do esquema, o que permitiu o direcionamento de licitações em, pelo menos, 18 municípios. Esse núcleo era comandado por Ubaldino e era composto pelo ex-prefeito de Ruy Barbosa; o filho dele Kleber Manfrini de Araújo, pela deputada Ângela Souza; pelo ex-prefeito de São Domingos, Izaque Rios da Costa Júnior; além de André Souza Leal, Denivaldo Muniz Lopes Junior e por Benício Ribeiro. Cabe ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) definir se aceita, ou não, a denúncia. Caso ela seja acatada, os denunciados tornam-se réus. Esta é a segunda denúncia contra Ubaldino no âmbito da operação.

24 comentários:

  1. A bem que eu sabia ele nunca mim enganou deputado ladrão é muito amigo do pr.jose Ivan, da Madureira dando título a ele direto olá se não passo dinheiro também.

    ResponderExcluir
  2. TEM MAIS MAIS B.O SE O MPF INVESTIGAR ALGUNS VEREADORES DA REGIÃO AS MARGENS DO RIO DE CONTAS? ALI VAI ENCONTRAR REFORMAS DE PRAÇAS,ESCOLAS RURAIS E URBANAS E OUTROS FEITOS SUPERFATURADOS,PORUMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM NOME DE UM LARANJA DELA E O DO FILHO "MARÃO"QUE GANHOU TODAS LICITAÇÕES,AINDA BANCOU ELEIÇOES DE VEREADORES DA LOCALIDADE"VOU DAR NOMES AOS BOIS VIU" ABRAMO JOGO...

    ResponderExcluir
  3. Esse pastor José Ivan, ebó da Igreja Madureira aqui de Salvador a é por isso que ele quer sair também candidato a deputado kkkk porque esse Ubaudino, deve ter passado para ele que o dinheiro como político vem fácil kkkkk agora estou por dentro já come demais como pastor de carrão ostentando com o dinheiro dos fiéis quer agora vira político kkkkk vão queima tudo no inferno

    ResponderExcluir
  4. Esse pastor José Ivan, ebó da Igreja Madureira aqui de Salvador a é por isso que ele quer sair também candidato a deputado kkkk porque esse Ubaudino, deve ter passado para ele que o dinheiro como político vem fácil kkkkk agora estou por dentro já come demais como pastor de carrão ostentando com o dinheiro dos fiéis quer agora vira político kkkkk vão queima tudo no inferno

    ResponderExcluir
  5. Político honesto, é como enterro de anão, raro de se vê. . .

    ResponderExcluir
  6. a sehora deputada crente e ladra não e novidade

    ResponderExcluir
  7. Vixe essa deputada não E evangélicos e conservadora da moral e dos bons costumes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk! Esses crápulas evangélicos são os piores vermes, o que eles gostam mesmo é de dinheiro, tudo vagabundos essa corja de pastores tb! Quem te conheçam que te comprem, a mim é que esses vagabundos não enganam!

      Excluir
    2. Kkkkk! Esses crápulas evangélicos são os piores vermes, o que eles gostam mesmo é de dinheiro, tudo vagabundos essa corja de pastores tb! Quem te conheçam que te comprem, a mim é que esses vagabundos não enganam!

      Excluir
    3. hei ignorante são esses vermes políticos que se aproximam da igreja para desfaçar seu próprias intenções.

      Excluir
  8. Não existe arder em inferno nenhum ou rapaz alienado por religiao. As religiões são usadas pelos espertos para roubar e manter o domínio das mentes fracas. O que existe de fato são usurpadores da fé alheia que só visam o lucro.

    ResponderExcluir
  9. Nunca fui com a cara dessa falsa, cobra cascavel, é a cópia fiel desses vagabundos evangélicos safados que só servem para enganar trouxas!

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui com a cara dessa falsa, cobra cascavel, é a cópia fiel desses vagabundos evangélicos safados que só servem para enganar trouxas!

    ResponderExcluir
  11. Evangélicos ladrões não são nenhuma novidade!

    ResponderExcluir
  12. O que esperar dessa corja de evangélicos? Todos vagabundos, safados, enganadores de trouxas! Agora fica com aquela conversa trançada de meu amado, meu abençoado, a mim esses vermes não enganam!

    ResponderExcluir
  13. O que esperar dessa corja de evangélicos? Todos vagabundos, safados, enganadores de trouxas! Agora fica com aquela conversa trançada de meu amado, meu abençoado, a mim esses vermes não enganam!

    ResponderExcluir
  14. Só tem uma coisa amigos eu não sou evangélico mas a minha família toda é, assim com tem polícias juizes advogados promotores e políticos ladrões também tem pastores mal caráter mas não devemos marginaliza a todos tem pastores aí Homens de Deus e igrejas que faz uma obra social que os políticos não querem fazer matando fome de pessoas carentes tirando marginais do crime e reentrega no meio da sociedade de novo isso ninguém ver, mas que tem os malas sujas tem isso nos estamos cientes, bom dia para todos.

    ResponderExcluir
  15. Só tem uma coisa amigos eu não sou evangélico mas a minha família toda é, assim com tem polícias juizes advogados promotores e políticos ladrões também tem pastores mal caráter mas não devemos marginaliza a todos tem pastores aí Homens de Deus e igrejas que faz uma obra social que os políticos não querem fazer matando fome de pessoas carentes tirando marginais do crime e reentrega no meio da sociedade de novo isso ninguém ver, mas que tem os malas sujas tem isso nos estamos cientes, bom dia para todos.

    ResponderExcluir
  16. Só tem uma coisa amigos eu não sou evangélico mas a minha família toda é, assim com tem polícias juizes advogados promotores e políticos ladrões também tem pastores mal caráter mas não devemos marginaliza a todos tem pastores aí Homens de Deus e igrejas que faz uma obra social que os políticos não querem fazer matando fome de pessoas carentes tirando marginais do crime e reentrega no meio da sociedade de novo isso ninguém ver, mas que tem os malas sujas tem isso nos estamos cientes, bom dia para todos.

    ResponderExcluir
  17. Os piores ladrões são esses vermes evangélicos, ladrões de mente! O que eles gostam mesmo é de dinheiro, esses ratos de terno!

    ResponderExcluir
  18. Os piores ladrões são esses vermes evangélicos, ladrões de mente! O que eles gostam mesmo é de dinheiro, esses ratos de terno!

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkkkk vocês queria o que??? que ela elegesse o filho dela sem dinheiro????/kkk pra eleger um prefeito e muita grana ela so foi buscar dinheiro emprestado pra eleger o filho dela nê Deputada???kkkkkkkkk POLITICOS TUDO BANDIDO...

    ResponderExcluir
  20. GENTE politico evangélico ta acostumado com o DISMO E AS OFERTAS..,OU SEJA O DISMO E O SALARIO DE DEPUTADO E A OFERTA E AS PROPINAS..ENTENDERAM KKKKKKKKKKKKK TUDO LADRÃO

    ResponderExcluir
  21. Gente será que tem alguma coisa a ver ... Foi Ângela que indicou a tal da secretaria de educação Dinalva kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir