terça-feira, 13 de junho de 2017

Jovem morre com suspeita de meningite na BA e é enterrado na mesma data do aniversário

Um jovem morreu na manhã de segunda-feira (12), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, com suspeita de meningite. Daniel Santos Maia, de 18 anos, foi enterrado nesta terça-feira (13), dia em que completaria 19 anos. O corpo dele foi velado em uma igreja evangélica no bairro George Américo, em Feira de Santana.

Daniel deu entrada na Policlínica do bairro George Américo, no último sábado (10), com suspeita de meningite bacteriana. "Conforme o prontuário, a gente percebe que foram tomadas todas as medidas, sinalizados todos os setores e, quando a gente percebeu que a situação agravou, entramos em contato com o Clériston [Hospital Público de Feira] para dar sequência no atendimento. Não obtivemos a resposta em relação à vaga", explicou Emerson Paixão, gerente clínico da unidade onde Daniel estava internado.

Segundo a família, os médicos tentaram fazer a transferência do jovem também para o Hospital Couto Maia, em Salvador, mas não conseguiram.
Atestado de óbito de Daniel aponta que a causa da morte dele é desconhecida  (Foto: Imagem/TV Subaé)
O Núcleo Regional de Saúde disse que não foi notificado e que desconhece a condução do caso. Já a direção do Hospital Cleriston Andrade preferiu não se pronunciar por telefone. A secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas, diz que o caso ainda não foi confirmado. Ela afima que o paciente fazia um tratamento de otite e não descarta a possibilidade da morte do jovem ter sido provocada por outro motivo.

"Ele já chegou em estado grave. A suspeita coloca-se meningite como outros diagnósticos, por conta de outro quadro que ele vinha apresentando a cerca de um mês, mas não há qualquer informação de meningite", explicou Denise.

Luiz Américo, primo de Daniel, mostrou o atestado de óbito do jovem, que aponta a causa da morte como desconhecida. "Logo no sábado que ele deu entrada [na Policlínica], todas as características era de que o problema dele era meningite, e foi uma suspeita do médico", contou.

Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), este ano, até o dia 25 de março, 75 casos de meningites foram confirmados no estado e sete pessoas morreram por causa da doença. Em 2016, a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana registrou um caso suspeito de meningite na cidade, que foi descartado este ano. Não há detalhes de registros da doença este ano no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário