quarta-feira, 12 de julho de 2017

Panela de pressão explode e funcionária de restaurante é atingida


A funcionária de um restaurante ficou ferida com a explosão de uma panela de pressão. O fato ocorreu na manhã de segunda-feira (10), em um restaurante de um posto de combustível, localizado as margens da BR 116 – sul, em Vitória da Conquista.


A vítima estava próxima ao fogão quando ocorreu o acidente. Com a explosão, a funcionária teve o rosto parcialmente queimado. Ela foi atendida por uma equipe médica da Via Bahia e encaminhada a um hospital da cidade.

Perigos da panela de pressão

A válvula de segurança da panela de pressão é aquele botãozinho que fica ao lado do pino sobre a tampa. É justamente esse pequeno dispositivo que controla a pressão da panela. O não funcionamento dessas válvulas é o principal motivo que faz com que as panelas de pressão explodam.

É preciso atenção quando for solicitar algum tipo de reparo nessas válvulas, “principalmente quando elas são substituídas por acessórios não originais. Alguns lugares, que desconhecem o funcionamento do produto, substituem até por parafusos.

Esquecer a panela no fogo, este é o principal motivo para que a panela de pressão cause uma tragédia na sua cozinha. Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão.

Antes de abrir a panela, é preciso que ela esteja fria, isso faz com que a pressão dentro da panela diminua. 

A quantidade de água e alimento dentro da panela de pressão não pode ultrapassar 2/3 da capacidade máxima da panela de pressão. Esse excesso pode provocar o entupimento das válvulas e fazer com que a panela exploda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário