terça-feira, 22 de agosto de 2017

Filhote de jubarte é encontrado morto em praia de Camaçari

Outro filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (22), à beira da praia de Jauá, em Camaçari, região metropolitana de Salvador. Ao todo, 25 baleias já foram encontradas mortas no litoral da Bahia.

O animal era macho, media cerca de dois metros e pesava duas toneladas. O corpo do filhote foi retirado da praia por uma equipe da Defesa Civil. No domingo (20), uma jubarte gestante foi encontrada morta.

Temporada de reprodução

De acordo com especialistas, as baleias migram para o litoral baiano todos os anos para acasalar e dar à luz filhotes. A temporada de reprodução ocorre entre os meses de julho e outubro, no inverno. Os animais são atraídos para a região por conta das águas quentes, apesar da época do ano. As aparições são mais comuns no sul do estado.

Nessas regiões, é normal encontrar empresas de turismo especializadas no passeio de barco para observação de baleias. Durante os passeios, é possível ver como os mamíferos se comportam. Especialistas dizem que, embora sejam enormes, as baleias têm um excelente senso de localização e, dificilmente, se aproximam dos barcos porque conseguem perceber a presença da embarcação à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário