quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Itabuna selecionada para testar novo tipo de larvicida contra o Aedes Aegypti

A secretária de Saúde, Lísias São Mateus, apresentou, durante os debates para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, as ações implementadas visando ampliar e melhorar o atendimento à população itabunense. Ela salientou que hoje Itabuna está abaixo do ranking das cidades da região com maior incidência de arboviroses – zika, dengue e chikungunya -, graças à redução do número de casos e também dos índices de infestação predial. A cidade também foi selecionada pelo Ministério da Saúde para testar um novo larvicida contra o Aedes Aegypti.

Para Lísias São Mateus, um dos destaques da Saúde agora em 2017 ficou para o fortalecimento dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), que operam com equipes integradas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, atuando de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes Saúde da Família e de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob sua responsabilidade. 

Os NASF são estruturados em duas modalidades, NASF 1 e NASF 2 e a composição de cada um deles segue os critérios de prioridade identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas. 

Ela também informou sobre o atraso na regionalização do SAMU, uma vez que os recursos para a construção da base de operações foram desviados na gestão passada para investimentos na informatização do serviço, o que é objeto de uma auditoria específica. O problema também foi notificado ao Ministério da Saúde que havia liberado os recursos para o projeto.

A secretária da Saúde anunciou ainda que também estuda a terceirização dos serviços das Unidades de Pronto Atendimento através de uma parceria público privada. Ela lembrou que no país existem cerca de mil UPAs não ativadas por falta de um modelo de gestão.

Lísias São Mateus destacou ainda a preocupação do prefeito Fernando Gomes com a melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população e o seu empenho para a ativação da UTI Pediátrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário