sábado, 13 de abril de 2019

Festival em São Paulo abre novos mercados para o chocolate do Sul da Bahia


O Chocolat Festival, realizado desde 2009 em Ilhéus, chega ao principal mercado consumidor do país. Aberto na tarde desta sexta-feira, o Chocolat São Paulo 2019 acontece até domingo, na Bienal do Ibirapuera. O evento, que tem o apoio do Governo da Bahia, reúne 77 expositores, com apresentação e comercialização de 40 marcas de chocolates de origem da região cacaueira do Sul do Estado. Um dos destaques é a Bahia Cacau, projeto da agricultura familiar, que produz chocolates finos, nibs e outros derivados do cacau.
Na abertura do Chocolat Festival, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, disse que “o cacau e o chocolate são duas marcas importantes do Sul do Estado, com qualidade reconhecida e potencial de expansão. Além disso, tem um forte apelo para o fortalecimento do turismo regional. O Governo do Estado desenvolve projetos que incluem toda a cadeia produtiva, da amêndoa à industrialização, com impactos positivos no setor turístico”.  
O coordenador do evento, Marco Lessa, que destacou o apoio do Governo da Bahia ao festival, afirmou que “essa é uma virada de página na história da cacauicultura sulbaiana. Ao oferecer uma variedade de chocolates de origem, com produtos de qualidade, estamos dando visibilidade e abrindo novas oportunidades de negócios num grande mercado consumidor”. “Não basta apenas produzir chocolate, é preciso apostar na divulgação e comercialização, que garantem sustentabilidade ao setor”, disse.

“Estamos num dos maiores mercados do mundo, mostrando que quem produz a melhor amêndoa de cacau pode produzir o melhor chocolate. Logo no primeiro dia os negócios já estão surgindo e estamos muito otimistas com os resultados do festival”, afirmou o produtor Henrique Almeida.

A abertura do festival foi marcada por um momento simbólico: o plantio de um cacaueiro do Sul da Bahia, produzido pela Biofábrica de Cacau, no parque mais famoso de São Paulo.  
Nesta sexta-feira, um dos principais eventos do Chocolat Festival São Paulo é o Fórum do Cacau, com painéis sobre a cacauicultura no Brasil e no mundo. Entre os temas abordados estão “Cacau e Chocolate no Brasil: Desafios e Oportunidades”, “Tree to Bar. A produção que Faz a Diferença, Os novos horizontes do Cacau.”, “Novas Regiões Produtoras do Fruto do Chocolate”, “Estratégias para Valorização da Qualidade do Cacau Brasileiro” e “Políticas públicas para o Cacau”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário