quarta-feira, 22 de maio de 2019

Decreto de Bolsonaro libera compra de fuzil para qualquer cidadão

O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o porte e posse de armas no país permitirá que qualquer cidadão compre um fuzil. De acordo com o Jornal Nacional, da TV Globo, o documento aumenta em até quatro vezes o valor do poder de fogo de armas que podem ser adquiridas pelos civis.

A nova classificação inclui o fuzil T4, arma usada por forças táticas militares e produzida no Brasil pela empresa Taurus. A empresa confirmou que só espera a regulamentação do decreto para vender o T4 para civis. No entanto, já tem uma fila de duas mil pessoas que querem comprar o armamento na versão semiautomática. As armas podem ser entregues em até três dias depois da compra.

Conforme o decreto, a arma poderá ser comprada por qualquer brasileiro, já que o decreto do governo federal mudou a classificação do armamento que passa a ser de uso permitido.

"O T4 é um fuzil de assalto, de uso militar policial. A versão que vai estar disponível para o civil não tem essa opção de rajada. É tiro a tiro. E essa, sim, se o cidadão cumprir todos os quesitos legais vai poder ter um desse em casa", afirmou Benê Barbosa, especialista em armas e integrante do Movimento Brasil Livre.

A medição do poder de fogo de uma arma é feita pela quantidade de energia liberada no momento do disparo, a chamada energia cinética. Antes do decreto, os brasileiros só podiam comprar armas com energia cinética até 407 joules. O decreto aumenta o limite para o uso de armas com 1.620 joules: quatro vezes maior do que é estabelecido hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário