quinta-feira, 16 de maio de 2019

Morador de Itabuna chama atenção da Internet ao pedir emprego de forma inusitada


Era manhã de uma quarta-feira quando a foto de um homem pedindo emprego viralizou nas redes sociais dos internautas do sul da Bahia. Roberto A. de Souza (57) foi fotografado em frente ao complexo rodoviário de Itabuna segurando uma placa que dizia: “Sou motorista estou procurando trabalho sem exceção”. Na placa ainda constava seu nome e seus números de telefone para contato. 

Em poucas palavras e com um gesto aparentemente simples, Roberto conseguiu chamar a atenção de muitas pessoas que se sentiram tocadas com a mensagem e a sua coragem. Afinal, apesar de uma realidade de milhões de desempregados no país, se expor da forma que foi feita exige hombridade e dispensa comentários sobre a dignidade do cidadão que precisa de um emprego e não encontra oportunidades. 
Em contato com Roberto, ele nos informou que a ideia foi inspirada em uma situação que ele já tinha tomado conhecimento e deu certo: “Eu vi numa reportagem que fizeram de uma mulher (...) aquilo mexeu comigo, ela estava na mesma situação que eu me encontro, fez uma plaquinha pequenininha e logo foi chamada para trabalhar em uma loja”. Ele conta ainda como algumas pessoas não o incentivaram a seguir com a ideia, “algumas pessoas me diziam que não daria certo, que eles não tinham coragem (...) É preciso ter coragem, ninguém quer encarar e tá se expondo da forma que eu fiz.”

Ele revela que já está desempregado há 6 meses, colocando currículo em vários lugares e não obtinha retorno das empresas. Criado na zona rural, veio para Itabuna aos 17 anos, tendo se mudado temporariamente depois para São Paulo e posteriormente Porto Seguro. Ele conta que a última empresa na qual trabalhou precisou reduzir o quadro de funcionários e o nome dele foi um dos cortados: “Eu trabalha com entrega, viajando pela empresa. Com a terceirização, a empresa optou por reduzir o quadro de funcionários e 4 pessoas foram demitidas, inclusive eu.”

Roberto tem 7 filhos que já são maiores de idade e é avô de 12 netos. Durante a entrevista ele demonstrou estar muito grato por tudo que está acontecendo e que a humildade sempre se fez presente na sua família. A repercussão da sua foto nos aplicativos de conversa e nas redes sociais tem colaborado para o surgimento de muitas oportunidades, e empolgado, ele conta já ter entrevista de emprego marcada: “Dois rapazes entraram em contato comigo para que eu dirigisse carreta, mas infelizmente minha carteira de motorista é a ‘D’, e precisaria ser a ‘E’. Mas graças a Deus já surgiu propostas como taxista, e ainda tenho duas entrevistas agendadas, sei que vai dar tudo certo.”

A atitude de Roberto reflete a honestidade e a vontade de trabalhar de muitos brasileiros, o que muitas vezes não acontece pela falta de instrução na educação básica, refletindo na falta de garantia de uma velhice tranquila: “Hoje com 57 anos para arranjar trabalho não é fácil (...) e ainda não tenho o primeiro grau completo, tudo isso dificulta”, conta. Mas com a certeza de que tudo irá se resolver, não resta dúvidas de que, se depender da garra e dedicação deste homem, seu destino será de vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário