quinta-feira, 6 de junho de 2019

População de Ilhéus pode se vacinar até 14 de junho

A vacinação contra o vírus da Influenza (gripe) foi ampliada para toda população e está sendo disponibilizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em unidades das zonas norte, oeste, sul e centro de Ilhéus. A vacinação acontece até dia 14 de junho (sexta-feira) e foi estendida pelo Ministério da Saúde, que considerou baixa o resultado da cobertura vacinal encerrada no último dia 31 de maio.

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde do CSU (Barra), Euler Ázaro (Teotônio Vilela), Vila Cachoeira, Morada do Porto, Banco da Vitória, Salobrinho, Vila Cachoeira, CAE III (antigo Sesp, centro), Olivença, Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II e Hernani Sá. Para o atendimento, a pessoa precisa apresentar o cartão de vacina e qualquer documento de identidade.

A Sesau informa que a cobertura vacinal em Ilhéus, durante o período de atendimento ao público prioritário, nos meses de abril e maio, foi de 76,21%, correspondente a 52.594 pessoas atendidas. A chefe do Setor de Imunização, Walkiria Cardeal, destaca que vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, crianças e gestantes não atingiram a meta de vacinação. De acordo com balanço fechado no dia 3 de junho, a cobertura vacinal é de 76% nestes dois grupos. São 3,7 milhões de crianças e 514,5 mil de gestantes que deixaram de se proteger contra a gripe.

A meta é vacinar 90% de cada público-alvo. Também estão abaixo da meta os trabalhadores de saúde, com 80,4%, as pessoas com comorbidade (duas doenças simultâneas), com 75,6%, a população privada de liberdade, com 61,7%, e os profissionais das forças de segurança e salvamento, com 38,9%. Todos os grupos prioritários ainda podem se vacinar, até acabarem os estoques da vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário