segunda-feira, 28 de outubro de 2019

SINDGUARDAS BAHIA denuncia o trabalho prestado por Guardas Civis Municipais na custódia de presos

Guarda Civil Municipal/GCM de Pau Brasil é alvejado por bandidos na Cadeia Pública
Na madrugada de 28 de outubro de 2019, o GCM Alfredo Cardoso Nascimento, do Município de Pau Brasil, foi alvejado por 04 tiros quando prestava serviço como GCM daquele Município, trabalhando na custódia de presos daquela cidade. O referido GCM já estava a 04 anos trabalhando na cadeia pública de Pau Brasil e prestava seu serviço sozinho. Na madrugada desta segunda feira os bandidos invadiram a Delegacia, deflagaram 04 tiros contra o GCM e resgataram o detento Davi de Jesus Araújo, que havia sido preso no dia 24 deste mês com dois revólveres e uma grande quantidade de droga.
Davi de Jesus Araújo
O Estado da Bahia ainda mantém uma expressiva quantidade de presos em cadeias públicas ainda por vários dias e até por meses, quando já deveriam estar em unidades da Secretaria de Assuntos Prisionais. O Estado da Bahia ainda insiste em manter uma grande ilegalidade que é a custódia de presos em cadeias públicas sob a custódia da polícia civil, que, obviamente, são administradas por Delegados de Polícia e Policiais Civis. É sabedouro por todos que atuam na segurança pública que a função da Polícia Civil é ser o órgão da segurança pública que faz a investigação criminal, podendo, é claro até mesmo prender. A função de manter presos é das unidades de Secretarias de Justiça ou de Secretarias de Assuntos Prisionais que é o caso da Bahia.

Pior ainda na Bahia é a situação de dezenas de cidades em que Guardas Civis Municipais são obrigados pelos seus gestores a cuidar da custódia de presos. O desvio de função na colocação por parte do Estado da Bahia de Policiais Civis para custodiar presos ainda é mais grave no caso dos GCMs, pois estes, pela falta de treinamento e material adequado ainda estão mais expostos à riscos como o ocorrido em Pau Brasil.

O SINDGUARDAS BAHIA está prestando solidariedade ao GCM Alfredo de Pau Brasil, irá zelar pela sua integridade física e fiscalizar a assistência à sua saúde. O Presidente do Sindicato, Pedro de Oliveira, já visitou o GCM nesta manhã no Hospital de Base de Itabuna. O Advogado Davi Pedreira, do SINDGUARDAS, está tomando todas as medidas cabíveis, para assegurar todos os Direitos em favor do GCM Alfredo de Pau Brasil e ajuizando ações em nome deste sindicato para impedir a prática ilegal de vários gestores municipais que colocam Guardas Civis para trabalhar na custódia de presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário