sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Golpe na OLX: você pode ser a próxima vítima

Cuidado não seja vítima de golpes de venda de veículos (carros e motos) pela OLX. Só em 2019, foram dezenas de vítima que caíram ação criminosa em Itabuna e região, que consiste em enganar tanto o verdadeiro dono do produto anunciado quanto os potenciais compradores. O estelionatário assume o papel de intermediário na negociação e articula um encontro entre as vítimas. Antes, por telefone, o criminoso conta histórias diferentes tanto para o proprietário quanto para o comprador. Só este anos já foram pelo menos oito vítimas dessa ação criminosa.

Existem quadrilhas especializadas no Brasil, mas sempre mantem contato com chip no código da área, ou seja, no caso de Itabuna e região no DDD 73. A ação criminosa é minuciosa. Primeiro, o estelionatário fala com o dono do veículo, se mostra interessado e pede mais fotos. Em seguida, cria o segundo anúncio e engana os compradores. Quando uma pessoa a procura para saber do carro ou da moto, ele passa o material adquirido com os proprietários. Depois, articula que a pessoa interessada no bem veja o produto.

Assim, veja um depoimento de uma das vítimas:

“O homem confirmou ser sobrinho do criminoso e, por isso, não desconfiei de nada. Fechei negócio e fiz o depósito.”

Mal sabia o empresário que o suposto parente também tinha caído na ação do estelionatário. Para o dono do veículo, um advogado, o bandido alegou que ia comprar o carro para abater uma antiga dívida com o empresário.

Para evitar que as vítimas falem sobre a venda durante o encontro, o estelionatário inventa novas mentiras. Aos proprietários, o criminoso diz que irá adquirir o veículo para quitar dívida com a pessoa que irá ver o carro ou a moto. Para o comprador, que o bem está com um familiar, diz também não é preciso tratar do preço, pois é ele o responsável por essa parte. Ou seja, engana as duas partes.

Ou seja, as vítimas, tanto quem quer vender, quanto quem quer comprar, acabam caindo no pecado capital da GANANCIA, aquele que quer vender pelo preço um pouco acima e o que quer comprar por um preço abaixo, ambos acabam sendo vítimas dos próprios anseios, por isso, não tomam o devido cuidado.

Assim, alertamos, não negocie veículo automotor se não for com o dono, aquele em que o nome consta no documento do carro (CRLV E DUT). Quando for transferir o dinheiro da negociação, só faça o deposito/transferência para conta da pessoa que está o nome no documento, nunca para nome de terceiro, muito menos para agencia que fica em outro Estado do Brasil, isso é um sério indicio de golpe.

Pergunta-se: é fácil verificar a localização de uma agencia bancária? Sim, basta digitar no Google o número da agência e o nome do Banco. Quaisquer dúvidas, entre em contato, via fanpage (@robertojoseitabuna).

Roberto José é Policial Civil da Bahia. Tutor de diversas disciplinas da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Diretor do SINDPOC – Sindicato dos Policiais Civis da Bahia. Membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública – FBSP. Membro da Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRH. Consultor na área de gestão de espaço público, mobilidade urbana, espacialidade e violência, cultura e cidadania e análise estratégica de inteligência. Contatos: facebook: @robertojoseitabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário