segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Vacinação anti-sarampo começa hoje em todo o país

A primeira fase da vacinação contra o sarampo terá início em Ilhéus, Itabuna e em todo o Brasil nesta segunda-feira (10), com o Dia D de mobilização nacional programado para o sábado (15). O foco será nas crianças e jovens de 5 a 19 anos, não vacinados ou com esquema incompleto. Nas salas de vacinação, eles receberão a vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. 

A campanha seguirá até 13 de março em todo o país. Para garantir que a doença não se espalhe, a prevenção é fundamental, explica a chefe de Imunização de Ilhéus, Walkíria Cardeal. “A prioridade é de vacinar as crianças dessa faixa etária, no entanto os adultos também devem se imunizar. Basta procurar as salas de vacina portando caderneta / cartão de vacina ou do SUS. Apelamos aos pais ou responsáveis que levem suas crianças para vacinar”. Pessoas que possuem as duas doses da vacina registradas no cartão não precisam comparecer, pois já são consideradas imunizadas, orienta a Secretaria de Saúde (Sesau). 

O Ministério da Saúde ressalta que a vacina é segura e não faz mal. O sarampo é altamente transmissível, podendo provocar sérias complicações e evoluir para óbito. O vírus pode ser transmitido seis dias antes e quatro dias após a erupção cutânea, por partículas virais no ar (como tosse e espirro), principalmente em ambientes fechados, como creches, escolas, clínicas e ônibus. Os sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas na boca. Para o reforço da campanha, a Secretaria de Saúde irá divulgar nos próximos dias um calendário de assistência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por conta do período de Carnaval, o atendimento do sábado (15) será das 8h às 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário