terça-feira, 24 de março de 2020

Itabuna cria Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Covid-19

Após a decretação do  Estado de Emergência em Itabuna, determinando o fechamento temporário de escolas, comércio, realização de eventos e funcionamento parcial do transporte coletivo, entre outras medidas, foi oficializada hoje (24), a criação da Comissão de Enfrentamento e Prevenção ao Covid-19. Entre as ações da Comissão estão:
- monitorar os casos suspeitos de contaminação pela COVID-19, coordenar as ações para enfrentamento em conjunto com os municípios da microrregião do cacau e o Governo da Bahia
- promover ações de comunicação e divulgação de esclarecimentos e técnicas de prevenção e enfrentamento ao COVID-19;  
- pactuar com o Governo da Bahia e suas correlatas secretarias, estratégias de combate epidemiológicos e de garantia de insumos, a coleta de material biológico, testes, medicamentos e a capacitação das equipes técnicas de atuação
- instituir normas de segurança biosanitárias a serem observadas pela população, entidades públicas e privadas.

Também caberá à Comissão, instituir protocolos de fluxo de vigilância epidemiológica, de segurança biosanitárias e de atenção ao COVID-19;  publicar boletins periódicos de esclarecimento e informação; e  deliberar e recomendar medidas à administração pública.
     
De acordo com o decreto, assinado pelo prefeito em exercício Fernando Vita, o grupo terá poderes e autoridade para determinar medidas específicas de acordo a competência de cada um dos órgãos ou entidades públicas municipais, para enfrentamento da situação de emergência. 

Integram a Comissão, Fernando Gomes Vita, vice prefeito e prefeito em exercício; Maria Alice Araújo Pereira, secretária de Governo, Luiz Fernando Maron Guarnieri, procurador geral do Municipio; Valcir Goes Serpa de Oliveira, secretário de Segurança, Transporte e Transito;  Uildson Nascimento, secretário de Saúde;   Paulo Eduardo Santana da Silva, do Conselho Municipal de Itabuna, Dr. Eduardo Kowalski Neto, diretor médico do Hospital de Base de Itabuna; Eric Ettinger Júnior, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna; Sérgio  Velanes, presidente da Associação Comercial de Itabuna; Ronaldo Abude, do Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação; Dr. Rafael Andrade, do Hospital Beira Rio; Edmar Margotto Junior, da Associação dos Agropecuaristas do Sul da Bahia;  Ten. Cel. PM Sandro Crispim Ferreira Lopes comandante do 15º. Batalhão da Polícia  Militar/Itabuna, Paulo Roberto Assis, da Câmara Municipal de Itabuna, Dr. Almir Gonçalves de Souza Filho; diretor do Hospital Regional Costa do Cacau e Daniel Thame, da Secretaria Comunicação da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário