domingo, 21 de junho de 2020

Anvisa alerta que há produtos de limpeza que não têm ação eficaz contra o coronavírus

Em meio a crise sanitária da pandemia do novo coronavírus, a limpeza da casa, de roupas e de alimentos virou uma obsessão para os brasileiros. A na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já realizou 77 cancelamentos de produtos de limpeza neste ano, por casos que envolvem produtos que afirmam ter uma ação desinfetante, mas não contam com o registro obrigatório para este fim. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

Na semana passada o sabão em pó da Tixan Ypê teve a venda proibida pela Justiça e o registro cancelado pela Anvisa. A embalagem do produto trazia informações que, na avaliação dos reguladores, poderiam induzir o consumidor a crer que o produto elimina o coronavírus, o que não estaria comprovado.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) informou que expediu na sexta (19), uma notificação a Unilever para prestar esclarecimentos sob alegação similar feita na embalagem do sabão em pó Brilhante.

A diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), Juliana Domingues diz que, na pandemia, os consumidores estão em situação de hipervulnerabilidade. “A preocupação é protegê-los de propagandas que possam ser enganosas. Por isso, estamos pedindo esclarecimentos de associações de representantes de supermercados, indústria e da própria Anvisa, para nos munirmos de informações para análise dos casos.”

2 comentários:

  1. Fale isso pro Meira de Ilheus, que nem o banheiro que fica, na area fora do mercado deixa os clientes usar, so se mostrar a nota fiscal que consumiu algo no mercado,uma falta de respeito com os cidadoes e os clientes, fui humilhada ate pela moça da limpeza, que anda olhando se as pessoas vao entrar no mercado ou não, segundo ela é ordem dos gradoes la dentro. É o meira do malhado, peguei a nota, e outras que tenho, e vou no ministerio publico, fiquei muito triste com tal atitude, quanto mais ricos egoistas,não tem alcool em gel para os clientes lavarem as mãos, malmente um detergente de quunta para utilizar,e ainda nos tratam com indiferença

    ResponderExcluir
  2. Eu comprei esse sabao, pq estava barato e nao por causa do corona virus. kkkk E coisa viu.

    ResponderExcluir