domingo, 28 de junho de 2020

Após a decisão do STF, Hemoba exclui questionário sobre relação sexual de homens gays

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) excluiu do questionário de triagem a pergunta sobre relação sexual de homens gays.

A medida ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em maio deste ano, que derrubou as restrições à doação de sangue por homens que tenham relacionamento com outros homens.

No questionário havia uma pergunta sobre relação sexual de homem com outro homem nos últimos 12 meses e os bancos de sangue de todo o país rejeitavam a doação de homens que tivessem feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à coleta.

Após a decisão do STF e atualização dos critérios pela Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, a Hemoba modificou o questionário.

Com isso, para doar sangue é necessário ser solidário, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado, apresentar um documento oficial com foto e passar pela triagem clínica e hematológica.

Um comentário:

  1. Todos os exames laboratoriais e de análise devem ser feitos para ver se o sangue está limpo, se estiver limpo ou seja livre de doenças, não importa a orientação sexual do doador.

    ResponderExcluir