segunda-feira, 29 de junho de 2020

Clubes pedem respeito à diversidade em dia do orgulho LGBTQIA+

Os clubes brasileiros se manifestaram em respeito ao dia do orgulho LGBTQIA+, celebrado neste domingo, dia 28 de junho. Em uma das datas simbólicas para o movimento em respeito da diversidade sexual, os times pediram que seus torcedores tenham respeito e lembraram a violência a que as pessoas não heterossexuais sofrem por serem quem são.

Entre as iniciativas dos times brasileiros, chamou a atenção a do Náutico, que criou uma forma de denunciar violência de gênero, racismo e homofobia através de um botão no aplicativo do clube para os torcedores. "Hoje, no Dia Internacional do Orgulho LGBT, o Náutico lança, no seu site oficial e no aplicativo NAU, um espaço que ajuda a comunidade LGBT, mulheres e negros a denunciar violência", informou.

Os clubes paulistas também se manifestaram. "Existe um ponto em comum que nos une: o amor pelo São Paulo. O clube é formado por são-paulinos de diferentes idades, crenças, classes, regiões e diferentes formas de amar. Não há amor mais ou menos legítimo. Há apenas amor. E o São Paulo se orgulha de todos os seus torcedores", disse o time tricolor. "No Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ e sempre: respeite as diferenças!", postou o Corinthians.

A data é celebrada relembrando a "rebelião do Stonewall", quando frequentadores do bar "gay" Stonewall, em Nova York, se revoltaram com a repressão policial e iniciaram uma série de protestos, em 28 de junho de 1969.

No futebol brasileiro, o STJD recomenda que casos de homofobia (e racismo, além de outros tipos de preconceito) sejam relatados nas súmulas para que possam ser julgados, podendo gerar multas ou até perdas de pontos para o clube ou torcida que praticou. Por isso, o órgão também recomendou que os times façam campanhas sobre o assunto junto aos torcedores.

No entanto, a homofobia ainda está muito presente nos estádios, com os gritos de "bicha" direcionados aos goleiros adversários quando vão bater um tiro de meta, cânticos que associam a homossexualidade aos rivais de forma pejorativa e de outras formas.

18 comentários:

  1. jesus diz que gay e sapatão vai direto pro inferno ta escrito no novo testamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive seu pastor, que rouba seu dinheiro, seu otário, babaca. Deve viver na merda enquanto o pastor esbanja dinheiro e luxo. Otário alienado

      Excluir
    2. Mentirosos também vão queimar! Jesus nunca disse isso!

      Excluir
    3. Ninguém dá a mínima para sua religião. Se teu Deus fez regras então as siga sem apontar o dedo para vida dos outros

      Excluir
  2. Tudo bem...todos devem ser respeitados. Mas a verdade q não pode calar é q isso é pecado e se não se converterem, vão ter q prestar conta no dia do juizo final, q aliás estar próximo.

    ResponderExcluir
  3. Querem o respeito que não dão aos outros, invadem igreja, agridem pessoas e querem respeito. Nada contra quem tem opção sexual, mas sim ao ativismo esse sim dividem classes.

    ResponderExcluir
  4. Deus criou Adão e Eva... pra ver como casais... não homem e mulheres com mulheres... isso é blasfemia contra Deus... vcs vão pagar, se.convertam logo ... Pq o fogo do inverno estar se aquecendo pra vcs.....

    ResponderExcluir
  5. Independente da orientação sexual, antes de tudo, todos são seres humanos, por isso todos merecem respeito.

    ResponderExcluir
  6. vão ser pastor de crente pra curar doença expulsar demonio resuscita morto multiplicar comida.

    ResponderExcluir
  7. esse negocio de LGBT é coisa do satanás vão ser crente evangelico da universal e ser pastor.

    ResponderExcluir
  8. A verdade e que sempre existiu orientações sexuais digamos (diferentes), mas o que acontece é que cobra-se respeito e não respeitam os demais, é claro que não são todos

    ResponderExcluir
  9. É verdade que comentarista das 10:49. DEUS VAI LEVAR TODOS ( OS gay, falsos, omissos, mentirosos, ladrões, idólatras para o inferno).
    Agora é pergunto aos doentes da religião como vc: ONDE ESTAVA DEUS e SUES seguidores durante A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL? Deus estava cego juntamente com os falsos pregadores que não viram ou nada fizeram para impedir o HOLOCAUSTO . Vai ti catar enganador de otários.

    ResponderExcluir
  10. Orgulho do Satanás. Tá queimado essa o da de gay. Quanto a segunda guerra mundial, quem provocou foi o homem, o homem cria situações e fazem guerras. Deus está no céu e já deu o caminho da paz. Vcs homens se resolvam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade comentarista das 21;43. Quem provoca guerras são os homens.
      Vc parece que não um leitor da Bíblia, porque o antigo testamento tá cheio de narrativas de guerras e derramamento de sangue.
      Assim como as guerras a invenção da RELIGIÃO ( ALIENAÇÃO) FOI COISA dos espertos "ELITE" para manter idiotas submissos.

      Excluir
  11. A religião é o ÓPIO DO POVO.
    Quer ser um sem valor frequente uma igreja

    ResponderExcluir
  12. Tão tudo no CÉU.
    Eu GOSTO DE PUTA. O rei Salomão tinha era MIL, e quero é DUAS MIL.

    ResponderExcluir
  13. Mmkkkkkmkkk respeite primeiro e será respeit@do

    ResponderExcluir
  14. DEUS nem JESUS criaram religiao nenhuma a "religiao" foi criada pelas pessoas, a religiao e assassina , mentirosa, causadoras de contendas inuteis,religiao tras separaçao das pessoas,mas so o amor de CRISTO nos uni, ele veio tambem para desvincular DEUS da religiao, o unico q liga as pessoas a DEUS e CRISTO nada mais religiao sim e abominavel aos olhos de DEUS, sobre o lgbt existem aquels ativas q nao gosto q forçam o respeito das pessoas causando alguns males, mas so quem e bi ou gay entendi...

    ResponderExcluir