terça-feira, 30 de junho de 2020

Ministro da Educação entrega carta de demissão

O Ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, entregou na tarde desta terça-feira (30) a carta de demissão ao presidente Jair Bolsonaro. O próprio economista confirmou a informação à Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, até às 16h10, não havia a confirmação de que Bolsonaro aceitou o pedido.

Após a polêmica sobre títulos que ele diz possuir, desmentidos pelas instituições de ensino, a própria equipe do presidente o aconselhou a deixar o cargo. Constava no currículo de Decotelli um doutorado pela Universidade Nacional de Rosario, da Argentina. O reitor da instituição, Franco Bartolacci, negou que ele tenha obtido o título. Há ainda sinais de plágio na sua dissertação de mestrado.

Em declaração na noite de segunda-feira (29), após encontro com Bolsonaro, ele negou o plágio e disse que continuava ministro. Em seu currículo, Decotelli escreveu ter feito uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Wuppertal, na Alemanha, que informou que o novo ministro não possui título da instituição. Em nota divulgada na noite de segunda-feira (29), a FGV (Fundação Getúlio Vargas) negou que o economista tenha sido professor ou pesquisador da instituição.

A informação também constava em seu currículo, inclusive no texto divulgado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) quando assumiu a presidência do fundo em fevereiro do ano passado. Embora tenha publicado uma mensagem em rede social elogiando a capacidade do ministro, desde a noite desta segunda, o presidente já dava como insustentável a situação dele. Bolsonaro fez a publicação depois de ter se reunido com Decotelli e ouvido explicações.

Para dirigir o Ministério da Educação (MEC), o mais cotado, segundo a Folha, é Anderson Correia, atual reitor do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). São cogitados também o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, o ex-assessor do Ministério da Educação Sérgio Sant'Ana e o conselheiro do CNE (Conselho Nacional de Educação) Antonio Freitas, que é pró-reitor na FGV e cujo nome aparecia como orientador do doutorado não realizado por Decotelli.

No Palácio do Planalto, porém, havia um receio sobre a repercussão de uma exoneração, relatou a Folha. A preocupação era de que uma decisão do presidente pudesse fomentar uma crítica pelo fato de Decotelli ser o primeiro ministro negro da atual gestão. Por isso, a saída considerada ideal seria um pedido de demissão, conforme acabou ocorrendo.

16 comentários:

  1. Velho esse governo é uma vergonha, caralho como alguém ainda pode defender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxente !!
      Você não votou em Lula
      Que nunca foi a uma escola?
      E cada uma.

      Excluir
    2. Se a mídia tivesse agido assim também na época de Lula e Dilma nós não teríamos tido nem o 2 mandado de Lula que dirás 2 de Dilma.

      É só não roubar que fica fácil Defender um governo assim. Simples.... aqui na há bandido de estimação.

      Excluir
  2. Tá na hora da civil ou federal dá uma passada na camara municipal de Jussari também.

    ResponderExcluir
  3. Se ele não entrega o cargo, iam descobrir que nem a graduação ele tem ...

    ResponderExcluir
  4. Graças a Bolsonaro parabéns presidente 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Que mico hein?! Mico não, gorila. Cara doido.

    ResponderExcluir
  6. é negão desorrando a cor. teve que mentir pra dizer que é doutor.

    ResponderExcluir
  7. Carlos Alberto vai ser ministro da palavra de jesus na igreja assembleia de deus. oh gloria aleluia.

    ResponderExcluir
  8. A única verdade desse governo que ele vivem na mentira,e esse castelo está ruindo.

    ResponderExcluir
  9. o cara mentiroso discarado vagabundo querendo ser doutor e ainda é crente evangelico só falta fazer a propaganda dizendo eu sou a universal.

    ResponderExcluir
  10. O presidente colocará outra pessoa adequada e pronto!

    ResponderExcluir
  11. Vai com Deus vai ......

    ResponderExcluir
  12. Esse é a cara do BRASIL, local onde com algumas exceção as pessoas só pensam um xeretar e tirar proveito de tudo.

    ResponderExcluir