quarta-feira, 17 de junho de 2020

MP-BA recomenda anulação de reabertura do comércio em Vitória da Conquista; prefeitura não vai acatar

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a anulação de reabertura do comércio não essencial em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Desde o início de junho que a prefeitura realiza a abertura gradual do comércio no município.

Por meio de nota, a prefeitura de Vitória da Conquista informou que vai manter o comércio reaberto seguindo os cronogramas, e que as decisões adotadas durante a pandemia têm como base orientações e recomendações técnicas da área da saúde. Além disso, a decisão foi fundamentada cientificamente.

O MP-BA detalhou que, em recomendação encaminhada no dia 10 de junho, a promotora de Justiça Guiomar Miranda Melo orientou a prefeitura para o fechamento do comércio considerado não essencial, até que haja um cenário epidemiológico favorável à reabertura, o que ainda não ocorreu segundo dados apresentados na recomendação.

"O que estou considerando é que não haja esse aumento de casos. A prevenção é a única medida para evitar a disseminação do vírus", destaca Guiomar Miranda.



Segundo o órgão estadual, desde a reabertura, em 1º de junho, até o último dia 10, houve um salto de 159 para 313 casos confirmados de Covid-19, um aumento de 96% em apenas nove dias. A promotora destaca que o próprio protocolo para reabertura, elaborado pelo comitê local de gestão de risco, prevê o retrocesso das medidas de flexibilização adotadas se o crescimento de novos casos confirmados superar a taxa de 20%, o que não ocorreu.

Conforme a recomendação, dados extraídos da calculadora de pressão hospitalar da Organização Mundial de Saúde (OMS) projetam que o pico da contaminação de Covid-19 na região sudoeste da Bahia ocorrerá em 21 de julho.

Guiomar Miranda argumentou que projeções apontam a total saturação dos leitos clínicos no final do mês em Vitória da Conquista, um polo regional de saúde que recebe pacientes de vários municípios, e que o índice de isolamento social da cidade é atualmente de 42,8%, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), quando o ideal para se adotar a flexibilização é o patamar de 70%.

Conforme o último boletim da Sesab, Vitória da Conquista possui mais de 380 casos de Covid-19 e foram registrados cinco óbitos na cidade.

10 comentários:

  1. Vamos aguardar para vermos como a doença vai se comportar depois do comércio aberto.
    Não podemos ficar a vida toda com o comércio fechado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE DONA Guiomar Miranda Melo TIVESSE SEM RECEBER O SEU GORDO SALÁRIO DE PROMOTORA POR CONTA DA PANDEMIA TERIA SUGERIDO O COMERCIO FECHADO ????

      Excluir
  2. PREFEITO CABRA MACHO,PARABENS PELA DESCISAO,EH POR ISSO QUE VITORIA DA CONQUISTA SO CRESCE...PARABENS.

    ResponderExcluir
  3. Esse pessoal do ministério público deveriam procurar algo útil para fazer em vez de ficar seguindo ordens de Rui Bosta. O prefeito manda abrir o comércio e discretamente Rui Bosta aciona o MP para barrar. Os comunistas não desistem de querer ferrar o trabalhador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, deixa dessa nigrinhagem de esquerda, direita, comunismo e capitalismo. No Brasil o que mais tem é comunista (sem pensar no bem comum) e capitalista (sem o capital). Bolsonaro, Lula, PT , Rui e todos os políticos estão “nem aí” pros brasileiros e ainda tem gente imbecil que fica “levantando bandeira” de política nessa pandemia.
      O MP é um órgão independente e não recebe ordens nem sugestões do executivo. Conquista tem poucos casos e por conta disso o prefeito abriu o comércio tomando as medidas de prevenção e ponto. Vamos torcer (e orar a Deus) para que essa decisão não venha a gerar mais casos.

      Excluir
  4. Vai matar um monte! Com certeza ele e a família tem como se cuidar no caso da doença, já o povo que se lasque!! Ele tá certo!!

    ResponderExcluir
  5. Esse tem meu respeito, Fernando Gomes é um pau mandado de Rui costa ! Dois merdas e comunistas ! Aliás comunistas não pq são gananciosos pelo dinheiro !
    A HORA VAI CHEGAR A POLÍCIA FEDERAL VEM AI !!!!!! TODOS OS CORRUPTOS VÃO SER PRESOS EU TENHO FÉ !!!!!

    ResponderExcluir
  6. EM ITABOCAS NO CARNAVAL NO ANO PASSADO O MP PROIBIU,E O CARA FALOU QUE QUEM MANDAVA ERA ELE,
    AGORA TA MANDADO.

    ResponderExcluir
  7. ISSO SIM É PREFEITO !!!!

    ResponderExcluir