quarta-feira, 29 de julho de 2020

Hospital de Base chega a 28 leitos de UTI exclusivos aos pacientes da COVID-19

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães instalou mais 8 leitos de Terapia Intensiva (UTI) na ala destinada, exclusivamente, aos pacientes diagnosticados com a Covid-19. Na semana passada, o prefeito Fernando Gomes anunciou que, além das UTIs, o Base deve concluir a instalação de mais 16 leitos clínicos nos próximos dias. Com isso, o Hospital passa a contar com 28 leitos de UTI apenas para Covid-19, e 54  leitos clínicos, totalizando 82 Leitos exclusivos para pacientes da Covid-19. 
        
Vale observar que todos esses leitos ainda não foram habilitados e são mantidos pela Prefeitura de Itabuna. Para possibilitar a abertura dos leitos, a Prefeitura de Itabuna, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou um convênio com a Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (mantenedora do HBLEM), para custear os leitos clínicos e de UTI, e abrir novos leitos. Em média, cada leito de UTI tem um custo diário de R$ 1.600 (mil e seiscentos reais), e cada leito clínico custa, diariamente, o valor médio de R$ 800 (oitocentos reais). 
        
É importante ressaltar que o Hospital de Base segue com seu fluxo de atendimento normal em ala específica. Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hospital de Base passou por adequações e recebeu importantes investimentos. Com uma série de melhorias, como a ampliação da Usina de Oxigênio, ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto e aquisição de 19 Camas Fawler Elétricas e 3 Autoclaves modernas, o Hospital se consolidou como referência no sul e extremo sul da Bahia. 
        
Além de todos esses investimentos estruturais e em equipamentos, vale destacar que, para colocar em funcionamento um leito de UTI são necessários equipamentos, como: respiradores, monitores multiparâmetros, que são equipamentos responsáveis por medir a pressão arterial e batimentos cardíacos do paciente, além de raio-x portátil, eletrocardiograma, e bombas de infusão, usadas para aplicar os remédios. Novos leitos de UTI demandam ainda equipes médicas, de enfermagem, dentre outros profissionais necessários e com as devidas qualificações. 

12 comentários:

  1. Rapaz até aonde vai essas caras de pau de dizer que tem esses leitos de UTI,tomam vergonha na cara cambada pois se até o aparelho de fazer endoscopia está quebrando os pacientes internada que precisam fazer o exame está saindo do hospital de base pra fazer fora agora vem dizer que tem esse monte de leitos só porque o juiz mandou fechar o comércio novamente, me diz uma coisa se tem esses leitos mesmo porque tem pacientes de corona que morreu em casa?e outra coisa a vigilância sanitária está deixando a desejar pois demoram uma semana pra ir na casa de uma pessoa que está com sintomas do Corona uma vergonha a saúde em nossa cidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A doença da Moda é so COVID-19. o resto das doenças desaparecem tudo de uma vez.

      Excluir
  2. Falou tudo!!È bom a doença pegar uns desses safado. Pra ver senti a gravidade esses empresário tbm bom a mãe ou pai filhos pegar essa doença mais quem está pegando são os foncionario deles.eu conheço várias lojas que foncionario pegaram eles não detertizaram as lojas.os clientes entrando na lojas pegando a doença levando pro seu familiar.

    ResponderExcluir
  3. uma semana? minha vizinha ja tem mais de vinte dias aguardando pra fazer o exame, agente tem que pedir a Deus pra n adoecer pra n cair nas mãos de profissionais despreparados que estão contratando nos hospitais.

    ResponderExcluir
  4. Fica aí somando os custos diário de uma UTI, PORQUE Ñ DIVULGOU QUANTO VEIO PARA ITABUNA DO GOVERNO FEDERAL.
    12.720.000( doze milhões, setecentos e vinte mil) pra quem ñ gastou com a saúde, a GRANA tá no BOLSO para GASTAR com a campanha de Som Gomes.😡😡😡😡😡 É um verdadeiro CANALHA esse PREFEITO!!

    ResponderExcluir
  5. Não entendi porque não fizeram esses leitos pra covid, fora do Hospital de Base... por ex.:no Hospital S. Lucas... me parece muito mais sensato tratar o Covid, separado das outras doenças.

    ResponderExcluir
  6. VDD A VIGILÂNCIA ESTÁ SENDO HOMICÍA AS PESSOAS NÃO ESTÁ TENDO NEI UM ACOMPANHAMENTO É PRA MATAR TAMBÉM, E OUTRA O NOSSO MUNICÍPIO DEVERIA TER NO MÁXIMO 500 PARA ATENDER ITABUNA E OS PEQUENO MUNICÍPIO FERNANDO GOMES CADE A VERBA QUE VEIO PARA O MUNICÍPIO

    ResponderExcluir
  7. Que mentira da pega mesmo viu ,esses 28 leitos ai deve ser na casa desses politicos canalhas ai

    ResponderExcluir
  8. Bastou Carla zambelli fazer aquele vídeo, q esses vagabundos vem c essa de q tem uti's ....comeram foi os 12 milhões q veio fora os insumos .....solta o vídeo da deputada federal Carla Zambelli ai verdinho , ela cita Itabuna , Ilhéus e Camacan , cidades q receberam as verbas para UTI'S , e n fizeram nada c essa verba a n ser guardar para fundo eleitoral !!!

    ResponderExcluir
  9. Mas não é isso que a coordenadora do Base fala. Ela disse q o povo tá morrendo no Base por falta de leito e remédio .

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Fernando Gomes, Itabuna recebeu 20 milhões para o combate ao COVID, e são apenas 28 leitos no base da cidade, no HOSPITAL DE BASE DE VITORIA DA CONQUISTA são 60 leitos, sabe quanto a prefeitura recebeu? Nenhum um real, sou de Itabuna, moro aqui a a quinze anos, Fernando Gomes tem conta na mesma agencia que eu aqui, mora aqui e ganha o dinheiro de vocês ai...kkk

    ResponderExcluir
  11. A turma de Fernando vão roubar os aparelhos dessa bosta de UTI que não vai funcionar, e tudo história, UTI de verdade e a do Calixto, cadê a porra do dinheiro da covid?

    ResponderExcluir