segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Com 90 anos, líder indígena cacique Raoni testa positivo e é internado em Mato Grosso

Diagnosticado com Covid-19, o líder da etnia Kayapó Raoni Metuktire, 90 anos, mais conhecido como cacique Raoni, está internado desde a última sexta-feira (28), no Hospital Dois Pinheiros, em Sinop (MT).

Em nota, o Instituto Raoni informa que ele apresenta bom estado de saúde, respirando normalmente, sem a ajuda de aparelhos.

“O motivo [da internação] foi a constatação de alterações na taxa de leucócitos no sangue e sintomas de pneumonia. Exames específicos realizados, tomografia computadorizada e sorologia confirmaram Covid-19. Seu estado é bom, sem febre, respirando normalmente e sem ajuda de oxigênio”, afirmou o instituto.

A equipe médica do Hospital Dois Pinheiros confirmou que Raoni contraiu a doença, mas ressaltou que ele já possui anticorpos contra a doença e está fora de perigo. O líder indígena, porém, ainda não tem previsão de alta.

Em 18 de julho, Raoni havia apresentado quadro de hemorragia digestiva. Na ocasião, ele passou por duas unidades hospitalares, permanecendo internado por uma semana.

Durante o período de internação, o líder kayapó foi submetido a uma transfusão de sangue e a uma bateria de exames, que detectou úlceras intestinais, inflamação no cólon, fibrilação atrial crônica e enfisema. Como consequência do sangramento digestivo, desenvolveu anemia em nível grave.

Cacique Raoni é uma liderança de forte influência e que mantém interlocução com diversas figuras, como o Papa Francisco. Reconhecido pelas mobilizações em prol dos povos indígenas e da Floresta Amazônica, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, por iniciativa de ambientalistas e indigenistas.

De acordo com levantamento elaborado por uma aliança de organizações do movimento indígena, como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), já são 28.815 os casos de Covid-19 confirmados entre indígenas. Pela contagem, o total de óbitos causados pela doença chega a 757.