domingo, 30 de agosto de 2020

Mais de 820 mil pessoas perdem trabalho do 1º para o 2º trimestre na BA; estado tem maior taxa de desemprego do país


Um levantamento do IBGE apontou que 824 mil pessoas ficaram desempregadas na Bahia, do primeiro para o segundo trimestre deste ano. O estado agora tem a menor taxa de população ocupada da série histórica, iniciada em 2012, e taxa de desemprego de 19,9%, a maior do país.

Atrás da Bahia, vieram Sergipe (19,8%) e Alagoas (17,8%). Já as menores taxas de desemprego foram em Santa Catarina (6,9%), Pará (9,1%), Rio Grande do Sul (9,4%) e Paraná (9,6%).

Os dados do IBGE apontam um recuo de 14,4% de postos de trabalho, o que fez a população ocupada chegar ao seu menor patamar na série histórica, iniciada em 2012. São 4,876 milhões de trabalhadores sem emprego no estado.

De acordo com Mariana Viveiros, supervisora do IBGE, além das perdas de empregos formais, a Bahia tem um alto grau de informalidade, e é exatamente esse público o mais afetado pelas consequências da pandemia da Covid-19.

"A gente tinha mais da metade dos trabalhadores informais no 1º trimestre, e esses trabalhadores informais são os mais impactados pela paralisação das atividades econômicas, caudas pela pandemia. São eles as principais vítimas, economicamente falando, da pandemia", afirmou.

Apesar de tantos dados negativos, a retomada de algumas atividades, como os bares e restaurantes, reascende a esperança de uma melhora do quadro.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) 63,3% dos restaurantes da Bahia não conseguiram mais de 40% de retorno do faturamento de antes da pandemia. Com a chegada da alta temporada, entretanto, a expectativa é de que este faturamento a chegue a pelo menos 70%, comparando com o mesmo período do ano passado. G1

17 comentários:

  1. QUEM é o governador do estado que desviou a VERBA destinada ao CORONAVÍRUS? Como sempre os PETISTAS se dando bem e os OTÁRIOS, ABESTALHADOS, IDIOTAS dando apoio a essa CORJA. 🤮🤮🤮🤮

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DEIXA DE SER BURRO PESO MORTO , RUI COSTA TEM FEITO MUITO PELA BAHIA ,MELHOR GOVERNADOR DE TODOS OS TEMPOS ,GOVERNADOR QUE MAIS CUMPRIU PROMESSA DE GOVERNO NO BRASIL !!!!!!!

      Excluir
    2. Oooo bolsominion burro do caralho
      O Brasil possui 95% de governadores estaduais sendo destruído pela direita.
      Vá estudar gado, o país todo está uma desgraça com pastores e militares roubando e matando graças a deus Bozo e a sua burrice, vc tem grau inferior seu otário.
      Vá mamar no boi do bozo

      Excluir
    3. Gado burro e otário, se não fosse o fundo emergencial que lula e Dilma deixaram para o Bozo, o país todo estaria mais enterrado ainda.
      A maioria dos gêmeos vereadores são de direita seu otário.

      Excluir
    4. LAMENTAVEL, MAS ACHO POUCO, ATE QUE APRENDAM A VOTAR TERAO Q PAGAR DA PIOR FORMA. AS ELEIÇOES MUNICIPAIS E O MAIOR EXEMPLO... TÊM OLHOS MAS NAO VÊEM...

      Excluir
  2. continuem votando na petrelhada que vai melhorar

    ResponderExcluir
  3. Fechar tudo começa a aparecer as consequências

    ResponderExcluir
  4. Engraçados quando as pessoas tem oportunidade de emprego começa a falta da atestado à maioria está desempregado ne por falta de emprego não pq realmente não quer uma vida melhor q tudo no fácil ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí então onde que está tendo emprego que eu vou lá fazer uma candidatura. Do jeito que você fala parece que está jorrando vagas de trabalho, agora onde não sei!

      Excluir
    2. Que comentário sem noção kkkkkkkk

      Excluir
  5. Mais antes desempregado vivo, do que morto empregado. Ruma de corno fica botando culpa no governo vai arrumar outra coisa pra fazer ou não tem capacidade? Em maio fiquei desempregado e no mesmo mês comecei trabalhar pra mim mesmo.
    Ficam reclamando que tá parado depois fica comprando atestado pra faltar ao trabalho, quem reclama é porque são preguiçosos e acomodados.

    ResponderExcluir
  6. Onde tem petralha tem roubo, desemprego, desespero, fome, mortes, crueldades... O "pt" é a maior organização criminosa do planeta Terra. O bom petralha é aquele ladrão comendo capim pela raiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OS PETRALHAS SÃO A MAIOR ORCRIM DO MUNDO ! DEUS NOS LIVRE DESSAS BESTAS FERAS DO PT E DA ESQUERDA!

      Excluir
  7. NÃO POR CAUSA DA PANDEMIA, QUE TODOS JÁ CONVERSAVAM A RESPEITO DA DESTRUIÇÃO DO PAÍS TANDO COM TEMER E AGORA COM O BOLSONARO! JAMAIS TIVERAM PLANO DE GOVERNO, GASOLINA E DERIVADOS ATINGIRAM E ESTÃO NUM PATAMAR IMPRATICÁVEIS E VÃO CONTINUAR SUBINDO, AS EMPRESAS QUEBRARAM E FECHARAM AS PORTAS, O DESEMPREGO BATEU RECODES, ACABARAM O SUS, O FIÉS, MINHA CASA MINHA VIDA, APOSENTADORIAS, INSS ESTÁ FECHADO BEM ANTES DA PANDEMIA, ACABARAM TODOS PROJETOS SOCIAIS, 1540 OBRAS FEDERAIS PARADAS NO PAÍS, SEM EQUIPE, SEM TÉCNICOS, SOMENTE ROUBOS, CORRUPÇÃO E AMEÇAS DE GOLPE DE ESTADO, PERSEGUIÇÕES, MILICIAS, TODOS FAMILIARES ENVOLVIDOS EM DROGAS, ARMAS, ASSASSINATOS, ROUBOS E TUDO MAIS. E O PIOR , A POPULAÇÃO VENDO DESTRUIR OM PANTANAL, A AMAZÔNIA, ONDE SE TRASNFORMARÁ NO MAIOR DESERTO DO MUNDO. SÓ PARA ENTREGAR AOS AMERICANOS AS NOSSAS RIQUEZAS!

    ResponderExcluir
  8. Comentário das 19:13
    Tinha que ser um JUMENTO mesmo, só falta se batizar, ganhar FERRADURA, uma CANGALHA e LULADRÃO montar, se ñ o próprio Rui Costa monta.

    😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir